Comerciantes solicitam programa de policiamento preventivo em Passos

Publicado em 05/02/2016 - politica - Da Redação

Comerciantes solicitam programa de policiamento preventivo em Passos

Implantação da Patrulha de Prevenção Ativa (PPA) foi uma das iniciativas propostas pelos diretores da Associação Comercial e Industrial de Passos (ACIP) ao comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Passos, tenente-coronel Leander Tostes de Souza. Liderados pelo presidente Carlos Renato Lima Reis, o Renatinho Ourives, e acompanhados do deputado estadual Cássio Soares, os comerciantes também ofereceram parceria para facilitar o trabalho da PM.

A reunião foi realizada na manhã de quarta-feira, 3 de fevereiro. Depois dos comerciantes, o comandante recebeu a comissão de produtores rurais, composta por Darlan Esper Kallas, Elder Maia e Tão Porto, também acompanhados do deputado Cássio Soares, que o procuraram com o mesmo propósito. Tostes sugeriu que todos trabalhem em conjunto, a fim de dificultar a ação dos criminosos.

Partiu de Renatinho Ourives a solicitação para que o PPA seja implantado. O programa consiste numa equipe integrada, focada na prevenção de crimes, que atua nos moldes da Policia Comunitária. Segundo o presidente da ACIP, esse trabalho pode amenizar a incidência de crimes no comércio. Renatinho solicitou, ainda, ampliação do programa Olho Vivo, com a instalação de câmeras de segurança em outros pontos da cidade. “Realizar blitz em bairros e não somente no centro da cidade também pode auxiliar no combate à criminalidade”, comentou.

O deputado estadual Cássio Soares disse estar à disposição dos produtores, afirmando que irá trabalhar em busca de recursos para que haja melhorias necessárias. Cássio se disponibilizou, inclusive, a dispor de emenda parlamentar para aquisição de novas motocicletas para a PM, se necessário for.

 

Escola de Polícia

Cássio Soares lembrou que haverá aumento considerável no efetivo com a implantação da Escola de Polícia, que irá formar 90 novos policiais no Batalhão em Passos e todos eles irão atuar no município durante a formação. “Depois de formados, boa parte deles atuarão na cidade”, completou o comandante da PM.

Além de Renatinho Ourives, representavam a ACIP os diretores Creide Ponçansini, Daniel Godinho, Geraldo Araujo, Wallace Faria e Paulo Matter.

 

Produtores propõem Central de Monitoramento no campo 

Os produtores rurais participantes da reunião com o comandante propuseram que seja instalada uma Central de Monitoramento, com imagens coletadas nos principais pontos de acesso à zona rural do município. Para eles, monitorar as saídas da cidade para a roça inibe a ação dos assaltantes ou, então, ajuda na identificação de suspeitos.

Esse trabalho, na sugestão do comandante, também pode ser feito em parceria com os produtores. Uma das medidas que ajuda na redução dos crimes, como explicou o tenente-coronel, é acionar a Polícia Militar quando houver qualquer pessoa com atitude suspeita. Os produtores se uniram para buscar apoio das autoridades para que possam diminuir os índices de criminalidade no campo. Eles contam com o apoio do deputado Cássio Soares que tem colocado os representantes dos ruralistas em contato com diversas autoridades policiais e políticas para buscar soluções.

FONTE: ASCOM