Publicado em 30/03/2017 - politica - Da Redação
A Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (CAA-ALMG), presidida pelo deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB), elegeu na terça-feira o seu vice-presidente, o deputado Fabiano Tolentino (PPS). A comissão é formada por membros efetivos e suplentes. Os efetivos são os deputados: Antônio Carlos Arantes (PSDB), Fabiano Tolentino (PPS), Gustavo Santana (PR), Isauro Calais (PMDB) e Emidinho Madeira (PSB). Os suplentes são os deputados: Nozinho (PDT), Roberto Andrade (PSB), Paulo Guedes (PT) e Bosco (PT do B).
Fabiano Tolentino é ex-presidente da CAA-ALMG, tendo ocupado o cargo nos últimos dois anos.
O deputado Arantes e os demais membros saudaram o novo vice-presidente: “É com muita satisfação que contaremos novamente com a experiência do deputado Fabiano, um grande parceiro nas nossas lutas pelo produtor rural. Juntos, com os demais membros, temos tudo para fazer um grande trabalho pela frente”, destacou.
OS IMPACTOS DA OPERAÇÃO CARNE FRACA NA ECONOMIA MINEIRA
Após a eleição do vice foram votados quatro requerimentos. Os impactos da operação Carne Fraca para a economia mineira serão analisados em audiência pública a ser marcada. Para o deputado Arantes, a comissão vai mostrar o posicionamento dos produtores mineiros: “Nós respeitamos a operação organizada pela Polícia Federal (PF) para combater a venda ilegal de carnes, mas não podemos generalizar. Nós temos quase 5 mil pontos de processamento de carnes no País e vinte e poucos estão sendo investigados, não podemos colocar quem produz com qualidade na mesma vala dos que desrespeitam a legislação. Tanto que as 148 amostras analisadas nos supermercados tiveram os resultados divulgados hoje, e nenhuma apresentou riscos à saúde, informou.
O deputado Arantes foi taxativo: “Vamos usar o Projeto Carne Forte para mostrar a qualidade da nossa carne; vamos mostrar que não temos carne fraca não, nós temos é carne forte, uma das melhores do mundo”.
A comissão realizará outra audiência pública para discutir a crise provocada pelo excesso de chuvas e pelas quedas nos preços da batata, do morango, do brócolis e de outros produtos da região de Pouso Alegre e de Poços de Caldas, que tem trazido grandes prejuízos aos produtores.
Ficaram acertadas ainda duas visitas da comissão. A primeira, será feita ao novo secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Pedro Paulo Coutinho Leitão, para conhecer os projetos e as perspectivas do Governo do Estado. A segunda, aos organizadores da Mega Leite 2017, que acontecerá em Belo Horizonte entre os dias 28 de junho e 1º de julho, no Parque da Gameleira.
O presidente Antônio Carlos Arantes também apontou o trabalho que será desenvolvido pela comissão neste ano. Entre alguns temas que merecem especial atenção destacou a agricultura familiar, a legislação que regulamenta o setor agropecuário, o combate às altas taxas cartoriais e a violência no campo, entre outros.
As reuniões da Comissão de Agropecuária e Agroindústria acontecerão todas às quartas-feiras, às 15 horas, na ALMG.
Texto e fotos: J.C. Junot / Assessoria de Comunicação - Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes