Congresso homenageia Itamar Franco

Publicado em 11/08/2011 e atualizado em 11/08/2011 - politica - Assessoria de Comunicação

Na sessão do Congresso Nacional em homenagem ao ex-presidente da República e ex-senador Itamar Franco (PPS/MG), na quarta-feira (10/08), o senador Aécio Neves (PSDB/MG), autor do requerimento para a realização da Sessão Especial, confessou que poucas vezes havia sentido tanto a perda de um companheiro de caminhada. A sessão foi prestigiada por políticos de todos os partidos. Entre as lideranças de Minas estavam presentes o governador Antonio Anastasia e o secretário de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles. “Itamar sempre fora algo mais que apenas um companheiro. Emprestou-me, no curso do tempo, generosa amizade e intensa solidariedade. Estivemos juntos em grandes dificuldades políticas circunstanciais, mas também pessoais. O sentimento que me reconforta hoje é o de que tive o privilégio de dele receber o melhor. Os conselhos, os exemplos, e as convicções acerca de valores essenciais que devem colocar de pé e sustentar qualquer homem público.

E poucos tiveram essa dimensão quanto ele”, destacou Aécio.Ao finalizar sua homenagem, Aécio disse que jamais alguém ouvir falar que Itamar tivesse, no decurso de sua longa carreira política, abandonado nenhuma de suas crenças. “Ele foi sempre compromissado com o respeito à liberdade, com a luta pela justiça social, com a defesa do processo de desenvolvimento do Brasil e com o primado da honestidade no trato da cosia pública. Durante esses poucos meses, ele caminhou com altivez sobre o chão do Parlamento, o qual considerava sagrado. Seus passos foram guiados pelo sentimento de urgência que move aqueles que, verdadeiramente compreendidos com o país, sabem que os homens podem, às vezes, esperar. Mas a pátria, jamais. Sua presença iluminou o Senado e ele nos deixou fazendo o que mais gostava: lutando pelo Brasil”, concluiu.

O senador Aécio Neves durante sessão solene do Congresso Nacional em homenagem ao ex-presidente Itamar Franco, na quarta-feira (10/08). O senador, autor do requerimento da sessão, ressaltou em seu discurso que o Itamar Franco viveu para servir aos brasileiros e que sua trajetória política é exemplo de vida pública.