Publicado em 27/07/2015 - politica - Da Redação
A Comissão de Avaliação do Conselho Estadual de Educação (CEE) esteve em Passos avaliando as estruturas oferecidas para o curso de medicina gratuito na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Um doutor do MEC e duas assessoras do Conselho estiveram, entre os dias, 22 a 24 de julho, analisando as estruturas da universidade e também da área de saúde do município, que deverão abrigar os alunos durante o curso. A avaliação dos membros foi positiva e o relatório final será enviado na próxima semana para análise do CEE.
“A infraestrutura encontrada em Passos oferece condições para formar bons médicos”. Essas são as palavras do Doutor Joel Alves Lamounier é consultor do Ministério da Educação e foi indicado pelo Conselho para analisar as estruturas oferecidas em Passos. Responsável pela visita técnica, ele afirmou que já fez esse tipo de avaliação em instituições em Macapá, Manaus e Paraíba. Em Passos, garantiu que as estruturas possuem condições ideais para que o curso se instale. “Tendo como base outros locais em que eu atuei, digo que encontrei em Passos boas e ótimas condições em praticamente todos os quesitos requeridos para que um bom curso de medicina seja iniciado. Acredito que deverá tramitar sem grandes dificuldades”, afirmou após as visitas.
A aprovação de um curso de medicina, segundo Lamounier, precisa preencher a três requisitos básicos: ter um bom corpo docente, uma estrutura física adequada e uma rede de saúde que comporte o ensino aos novos alunos. Em todos eles, como garantiu, existem boas avaliações nos detalhes minuciosos. “Na rede de unidades básicas de saúde (PSFs), na estrutura hospitalar, no serviço de urgência e emergência, na infraestrutura da UEMG, nas salas de aula, nos laboratórios e no corpo docente, praticamente todos os requisitos são preenchidos”, explicou o consultor.
Após as visitas, o relatório foi ainda nas dependências da UEMG. Doutor Joel e as consultoras Maria Guilhermina Nogueira e Enilda Costa Fagundes transferiram para o documento todas as impressões colhidas durante a visita. Na próxima segunda-feira, 27 de julho, ele será encaminhado para análise do Conselho. O parecer deve ser colocado em votação na próxima reunião ordinária. “Este não é um trabalho do acaso. Aqui nós percebemos que foi um trabalho acumulado ao longo dos anos, com a experiência em outros cursos, com grande envolvimento e motivação de todos os atores envolvidos no processo”.
Última etapa
A visita da comissão do CEE na Unidade de Passos da UEMG faz parte da etapa final para a implantação do curso na Unidade após a determinação do Governador Fernando Pimentel - no dia 03 de julho - para que fossem asseguradas pelo Estado, por meio dos órgãos competentes, as condições necessárias à implantação e manutenção do curso de Medicina da Unidade UEMG Passos, com o padrão de qualidade exigido Conselho Estadual de Educação e pelos demais órgãos reguladores.
O trabalho foi iniciado em 2010, com o foi iniciada a elaboração do projeto pedagógico e, posteriormente, construiu salas e laboratórios necessários à implantação. O investimento total foi de R$ 5 milhões. Todo o processo foi acompanhado de perto e contou com o trabalho do deputado estadual Cássio Soares, além de diretores e membros da Universidade e do Governo de Minas. “Um curso gratuito em nossa região vai permitir acesso também aos que não possuem recursos para custear as caras mensalidades, além de acarretar em uma oferta maior de médicos e consequente melhoria no sistema de saúde. Ele vai contribuir também com o desenvolvimento de toda a comunidade”, garante o deputado.
O curso de medicina da UEMG, unidade Passos, irá oferecer 40 vagas em cada período. O cronograma está sendo construído para que o vestibular seja realizado em janeiro de 2016, com início da primeira turma para agosto do mesmo ano.
fonte: ASCOM