Deputado Antônio Carlos reforça que região do Lago está em pleno desenvolvimento
O presidente da Copasa Márcio Nunes e o secretário de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas Dilzon Melo formalizaram nesta sexta-feira, 8 de maio, em Belo Horizonte, um investimento de R$ 3,9 milhões em projetos para tratamento de esgoto para as 34 cidades que fazem parte da região do Lago de Furnas. Com o projeto pronto, o objetivo a seguir é captar recursos da União, do Estado e de Furnas para colocar em ação todo o tratamento de esgoto, a fim de cuidar e preservar o lago.
O deputado estadual Antônio Carlos foi o propositor de um debate na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ocorrido em 2007, que discutiu as potencialidades e os problemas que afligem o lago. Estiveram presentes lideranças das cidades do lago e na época, Arantes em parceria com a ALAGO e com as lideranças da região colocou quatro objetivos para se alcançar: melhoria das estradas da região, tratamento de esgoto para as cidades que circunvizinham o lago e legalização para propriedades funcionarem a 30 metros da lâmina de água artificial e fortalecimento do turismo. Antônio Carlos comemora o resultado prático deste planejamento tratado naquele debate. “Juntamente com os deputados Domingos Sávio e José Henrique, fizemos uma lei para que as propriedades próximas ao lago de Furnas pudessem ocupar para atividades econômicas respeitando a margem de 30 metros da lâmina de água. Antes o limite ficava em 100 metros. Esta lei impulsionou os investimentos no turismo, no agronegócio e em outros setores. As estradas estaduais foram recuperadas, o governador Aécio Neves autorizou o projeto executivo para pavimentação da MG 170 entre Guapé e Pimenta e eperamos que agora ele possa autorizar a excecução do asfaltamento. Esta obra, inclusive, é uma das principais reivindicações da região. As rodovias federais estão em fase de recuperação, como por exemplo, a BR 491 entre Alfenas e Varginha. E agora estamos dando um passo importante para tratarmos o esgoto de 100% das cidades de Furnas”, enumerou.
VITÓRIA DE TODOS - Antônio Carlos se lembrou de comentar sobre o ano de 2000, quando o então ministro Carlos Melles destinou R$ 300 mil para um estudo ambiental para o lago, o que revela a importância do tema para a região. Naquela época quem presidia a ALAGO era José Rogério Lara, o então prefeito de Guapé. Arantes fez questão de ressaltar o trabalho de todos os presidentes da ALAGO e comentou sobre o atual, o prefeito de Guapé, Nelson Lara: “O Nelson como prefeito foi reeleito pela sua ótima gestão e como presidente da ALAGO tem se mostrado bastante ativo, uma vez que já se reuniu com o presidente de Furnas em busca de recursos e em seu início de mandato já testemunha um convênio importante com a COPASA e com a Secretaria de Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas para tratar o lago. Podemos sonhar que daqui a três, quatro anos, teremos as águas do Lago de Furnas mais limpas, o que trará mais qualidade de vida para os seus moradores, seus turistas, enfim todas as pessoas que freqüentam a região”. O parlamentar destacou a atuação do atual secretário executivo da ALAGO Fausto Costa e de sua equipe. Por sua vez, o presidente da ALAGO Nelson Lara reafirmou que Antônio Carlos tem realizado um trabalho de extrema importância ao representar os interesses da região na Assembléia e lembrou que esta não é uma vitória de agora, mas também de todos aqueles companheiros que presidiram ou tiveram um papel importante nesta conquista até hoje.