Corpo do deputado José Henrique é velado no Salão Nobre

Publicado em 20/08/2013 - politica - Da Redação

1º vice-presidente da ALMG morreu na madrugada desta terça-feira (20), vítima de câncer.

O corpo do 1º-vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado José Henrique (PMDB), está sendo velado no Salão Nobre da ALMG. O deputado morreu na madrugada da terça-feira (20/8/13), aos 56 anos, em sua residência em Belo Horizonte, em decorrência de complicações de câncer. O sepultamento será realizado no Cemitério Parque da Colina, em Belo Horizonte, às 16h30.

O deputado enfrentou a doença pela primeira vez há cinco anos, e em abril de 2012 houve recidiva . Mesmo em tratamento, José Henrique não se afastou da política, nem das atividades parlamentares. Foi reeleito para o quinto mandato de deputado estadual em 2010, com 93.622 votos. Em 2011, no início da atual legislatura, foi eleito 1º vice- presidente da Casa, e reeleito para o mesmo cargo em dezembro do ano passado. Na legislatura anterior, ocupou o cargo de 2º vice-presidente.

José Henrique tinha 56 anos, era casado há 31 anos com Joceli Barreiros Laviola Rosa, Deixou três filhas: Carolina, Mariana e Bárbara e um neto: José Henrique Lisboa Rosa Neto, que nasceu no último domingo.

Natural de Abre Campo (MG), José Henrique foi eleito deputado estadual, pela primeira vez, em 1995, já pelo PMDB. Obteve votação expressiva nos cinco mandatos que exerceu, sendo em todos eles o deputado estadual mais votado do PMDB. As principais regiões de atuação política eram Rio Doce e Médio Zona da Mata. O deputado obteve cerca de 50% dos votos do eleitorado de Conselheiro Pena, Aimorés e Matipó.

Ele iniciou a carreira política como servidor do gabinete do ex-deputado José Laviola, em 1976, e desde essa época manteve contato permanente com a população, dando continuidade ao trabalho político de José Laviola, apoiando as causas da saúde e da educação. Além disso, José Henrique atuou em defesa do meio ambiente, do cooperativismo e trabalhou para levar obras públicas aos municípios do interior mineiro.

José Henrique foi presidente da Comissão Interestadual Parlamentar de Estudos para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia do Rio Doce (Cipe Rio Doce), quando realizou um trabalho para divulgação do projeto “Rio Doce Limpo”, que busca a despoluição do rio por meio de um programa para tratamento do esgoto sanitário dos municípios que compõem a bacia.

O deputado também foi presidente das comissões de Assuntos Municipais e de Defesa Social da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (1995-1998). Em 1999, foi vice-líder do PMDB e, entre 2001 e 2002, vice-líder do Bloco Parlamentar Democrático Progressista.

Representava a Assembleia como conselheiro do Fundo de Previdência do Estado (Funpemg) e do Conselho Estadual de Previdência (Ceprev). O deputado, que era servidor público, formou-se em Estudos Sociais e História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Fonte: ASCOM / ALMG