Publicado em 06/08/2013 - politica - Da Redação
Página facilita acesso do cidadão que deseja acompanhar trabalhos da comissão, bem como esclarecer dúvidas e fazer denúncias contra operadoras
Além disso, a página facilita o contato do cidadão com a Assembleia em assuntos relacionados à telefonia. No link “Fale com a CPI”, é possível fazer denúncias sobre a prestação de serviço das operadoras, enviar sugestões e esclarecer dúvidas sobre as atividades e o funcionamento da CPI. Através da opção “Agenda da CPI”, é possível acompanhar a programação e a pauta das reuniões, audiências e visitas realizadas pela comissão. A página também disponibiliza o link “Fale com o Procon”, por meio do qual o cidadão pode obter orientações sobre direitos do consumidor, bem como informações sobre a criação de Procons municipais.
Para acessar a página da CPI no portal da Assembleia (www.almg.gov.br), basta clicar em “Atividade Parlamentar”, na barra horizontal vermelha, em seguida em “Comissões/CPIs/ CPI da Telefonia”.
Histórico - A CPI da Telefonia da Assembleia foi instalada no dia 14 de junho de 2013 e tem prazo de duração de 120 dias, que podem ser prorrogados por mais 60 dias. Entre os temas que serão investigados estão a falta de investimentos e defasagem tecnológica das operadoras; a falta de sinal ou sinal deficiente em áreas com cobertura; queda frequente de ligações; e cobranças indevidas. A CPI tem poderes de investigação, podendo intimar indiciados e testemunhas, convocar secretário de Estado, determinar diligências, requisitar informações, documentos e serviços, inclusive policiais. Seu relatório final é apresentado à Mesa para publicação e providências de sua competência. Pode ainda, quando for o caso, ser remetido ao Ministério Público ou à Procuradoria-Geral do Estado, ao Poder Exeutivo, ao Tribunal de Contas, entre outros.
Fonte: ASCOM / ALMG