Publicado em 22/02/2013 - politica - Da Redação
Evento de iniciativa de Emidinho Madeira contou com a presença e apoio do deputado Odair Cunha
Na ocasião, foi eleita a diretoria da associação que é composta por sete pessoas: presidente, vice-presidente, dois secretários, dois tesoureiros e responsável pelo setor de relações públicas.
Um dos trabalhos que a associação desenvolverá será a seleção dos peões para participarem das festas, cujos organizadores tiverem parceria com a Ampro. Com a associação, só serão aceitos nos torneios vinculados à Ampro, o peão que treinar diariamente, apresentar currículo e estiver em atividade. Conforme explicou o responsável pela associação, Emidinho Madeira, a Ampro pretende garantir o direito dos peões e assegurar a vaga daquele que de fato se dedica a essa prática. Com essa medida, os torneios vão se tornar mais competitivos e a expectativa é que os profissionais do rodeio sejam mais valorizados.
O deputado federal Odair Cunha apoiou a criação da Ampro e destacou a importância dela para o resgate da tradição das festas de peão. “A política que vocês vão defender na associação deve ser sim abraçada por todos nós, agentes públicos. A festa de peão é turismo, é esporte, é lazer e é cultura, e isso precisa ser resgatado, protegido e defendido por todos nós.”
Segundo o integrante do conselho fiscal e locutor de rodeios, Tidi Carreiro, o evento reuniu 51 municípios e mais de mil pessoas, entre elas, o prefeito anfitrião Celson José de Oliveira, demais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores da região.
Circuito Queima do Alho
Além de fundar a associação, Emidinho Madeira divulgou o calendário do Circuito Queima do Alho - 2013, festa que acontece na região há 5 anos, divulgando comidas típicas de Minas e comuns na vida dos tropeiros, como: carne seca, arroz carreteiro, feijão gaúcho, feijão tropeiro, paçoca socada no pilão, entre outras. Além dos pratos, a festa promove a exposição de acessórios utilizados pelos tropeiros, que são chamados também como tralhas, como por exemplo: selas, arreio e argolas.
Este ano, o circuito compreenderá 22 cidades, a festa é aberta ao público e a degustação é gratuita. Segundo Tidi Carreiro, cada comitiva prepara um prato e ao final há a eleição do “Melhor Tempero”, assim como a escolha da “Melhor Tralha”, reconhecimento da comitiva de origem mais distante e da mais próxima e da comitiva que sempre participa do Circuito.
Outro evento divulgado durante a criação da associação, e que também reforça as tradições mineiras, foi o Circuito Mineiro de Carreiros, que consiste no encontro de carros de boi realizado há 13 anos na região.
Habitação Rural
Logo após a posse da diretoria da Ampr, os participantes do evento assistiram à palestra ministrada, à convite do deputado Odair Cunha, pelo gerente regional de habitação da Caixa Econômica Federal (CEF), Antônio Henrique dos Santos, e pelo superintendente regional da CEF, Jumar Gonçalves Neves.
O tema da palestra foi o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), do governo federal. Criado no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida, o PNHR tem como foco os agricultores familiares e trabalhadores rurais, abrangendo todos os municípios nacionais, independentemente do número de habitantes. Em média, o governo federal destina R$ 28 mil para a obra de cada unidade habitacional e a contrapartida do beneficiário corresponde a 4% do valor total do subsídio, dividido em quatro parcelas iguais e anuais. Os subsídios concedidos são para aquisição de material de construção, para construção, conclusão, reforma ou ampliação de unidade habitacional em área rural.
O evento ainda contou com a presença do gerente do setor de Pessoa Jurídica de Muzambinho, José Lopes Neto.
ASCOM