Cássio Soares cobra quadra da São José em Passos

Publicado em 17/07/2015 - politica - Da Redação

Cássio Soares cobra quadra da São José em Passos

Na tarde da terça-feira, 14 de junho, o deputado estadual Cássio Soares (PSD) se reuniu com a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. O encontro foi promovido para cobrar uma solução para a quadra de esportes da Escola Estadual São José, de Passos. Participou ainda o representante da escola, José Geraldo Leite. O deputado, que também estava acompanhado por alguns professores e pediu também a liberação de recursos para as escolas Iarbas Rodrigues, de Claraval, e Professora Neiva Maria Leite, de Delfinópolis.

                Em setembro de 2012, após um forte vendaval sobre a cidade de Passos, a cobertura da quadra de esportes caiu e matou um adolescente de 17 anos, deixando outro gravemente ferido. Quase três anos depois, a Escola continua sem cobertura, comprometendo a prática esportiva dos alunos.

                No começo deste mês, o deputado esteve com o secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, cobrando uma solução para o caso. Na ocasião, estiveram presentes os vereadores de Passos: Alex Bueno (PSD), Reinaldo Oliveira (Nardão, PMDB), Luís Carlos Souto Junior (Dentinho, PSDB), Hilton Silva (PSDB), Isabel Ribeiro (Belinha, PP), Cenira Macedo (PR) e João Resende (PP), presidente da Câmara Municipal de Passos. “A cobertura da quadra da Escola São José é uma demanda antiga da nossa comunidade e ainda não foi concluída por questões pontuais já resolvidas. Hoje estamos aqui para enfatizar que a reforma da quadra é importante para os nossos alunos”, comentou o deputado.

                O Secretário de Governo, Odair Cunha (PT), em reposta ao requerimento do deputado, afirmou que a Secretaria de Educação está comprometida a financiar a reforma tendo em vista a importância da obra. “Considerando que o FNDE/MEC não sinalizou a possibilidade de aprovação para a construção da quadra, esta Secretaria providenciará a emissão a termo de compromisso para a Caixa Escolar executar a obra da Escola Estadual São José”, afirmou.

                Segundo o diretor da escola Fabiano Amorim, a quadra é necessária não apenas para os alunos da instituição, mas para toda a comunidade. “A quadra não é usada apenas por nossos mais de mil alunos. Todas as pessoas da comunidade, do Bairro Jardim Califórnia, podem utilizá-la. Essa reforma é de extrema importância para nós”, comentou. O diretor acredita que, com a ajuda do deputado Cássio Soares, uma solução será dada em breve. “Contamos com o apoio do deputado para que consigamos recuperar a quadra. Sabemos que ele é um político que soma esforços e luta pelos nossos interesses”, ressaltou.

                O deputado Cássio Soares pediu ainda que sejam liberados recursos para outras duas escolas da região: a Iarbas Rodrigues, de Claraval, que está com o projeto de engenharia pronto faltando apenas a liberação do recurso, cerca de R$ 430 mil. Outra escola que o deputado defendeu para que receba reforma com urgência foi a Professora Neiva Maria Leite, de Delfinópolis, que sofre com muitos problemas estruturais, principalmente no forro e fiação elétrica. “Trouxemos para a secretária Macaé algumas reivindicações pontuais. Acredito que este é o caminho mais eficiente para que melhorias sejam alcançadas. Foi dessa forma que conseguimos levar para Passos o curso de Medicina. É trabalhando e cobrando que as soluções acontecem”, comentou Cássio, rememorando o percurso para a criação do curso gratuito de Medicina para a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), campus de Passos.

                “Eu tenho um compromisso com a Educação desde o meu primeiro dia de mandato. Minha luta é para que as melhorias sejam feitas e que a nossa gente tenha melhores condições de vida”, finalizou.

 

Medicina em Passos

                O curso de Medicina em Passos, luta antiga do deputado Cássio Soares e de todo o município, foi finalmente oficializado no começo deste mês. A 3 de julho, o governador Fernando Pimentel (PT), em visita a Passos, autorizou a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais a tomar as últimas providências para a criação do curso superior. Já no dia 6 de julho, a resolução foi publicada no Diário Oficial. Alguns dias depois, a UEMG anunciou o primeiro vestibular para o curso de Medicina, a ser realizado em janeiro de 2016. O curso será oferecido a turmas de 40 alunos que receberão o ensino de forma totalmente gratuita.