Publicado em 12/05/2015 - politica - Da Redação
O deputado estadual Cássio Soares cobrou a retomada da obra de construção do Centro Viva Vida de Passos, conhecido como Hospital da Mulher, que está parada desde o final do ano passado. A reivindicação foi feita ao secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira dos Santos, com quem esteve reunido na manhã desta segunda-feira, 11 de maio, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte.
Com a obra parada desde o final de 2014, o Centro Viva Vida teve sua construção iniciada em dezembro de 2013. A obra de quase R$ 2 milhões estava sendo executada por uma empreiteira constituída no município (ARC Engenharia). Conforme o contrato, a empresa teria que concluir a mesma em até 12 meses, mas teria sido paralisada por falta de repasse do Estado. Boa parte da estrutura física já está pronta.
Segundo o secretário, o convênio com o município estaria com problemas, necessitando de ser regularizado para retomada da construção. Determinou que técnicos da Secretaria façam estudo sobre qual o impasse enfrentado, dando resposta ao deputado em alguns dias. “Desde 2011 estamos trabalhando para que este hospital seja construído. Algumas dificuldades foram encontradas e agora precisamos que seja finalizado”, afirmou o deputado.
O hospital é construído em Passos, em uma área aproximada de 8,9 mil metros quadrados, ao final da Avenida Comendador Francisco Avelino Maia, esquina com Rua José Merchiorato, em frente à Escola Estadual Professora Dulce Ferreira de Souza (Colégio Polivalente). A obra em Passos terá mil metros quadrados de construção, uma estrutura completa com áreas para recepção, posto de enfermagem, consultórios de ginecologia e obstetrícia, mastologia, pediatria, urologia, psicologia, serviço social, salas para medicamentos, cardiotocografia, ultrassonografia e mamografia.
O principal objetivo do Centro Viva Vida é reduzir a mortalidade materna e infantil, além de prevenir o câncer de mama e de colo do útero. A iniciativa surgiu da comprovação de que a descoberta da doença e o encaminhamento do caso, em tempo hábil, não só diminui o índice de óbitos, como fortalece e melhora a qualidade da saúde pública.
O Centro Viva Vida faz parte de uma rede dedicada à saúde reprodutiva de mulheres e homens, bem como de cuidado ao recém-nascido prematuro, representando um reforço na prevenção da mortalidade infantil e materna em Minas Gerais.
Hospital do Câncer
Durante a audiência com o secretário, o deputado Cássio Soares também solicitou apoio do Governo de Minas a novas ações do Hospital Regional do Câncer e Santa Casa de Passos, convidando-o para conhecer as estruturas dos hospitais que desempenham importante função na sociedade regional. “Esses hospitais são referência na região e atendem um grande número de pacientes diariamente. Precisam ser cuidados com mais atenção por parte do Estado”, finalizou.
FONTE: ASCOM