Publicado em 23/07/2016 - politica - Da Redação
Foi protocolado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais um Projeto de Lei do deputado estadual Cássio Soares que visa destinar parte da Taxa de Controle, Monitoramento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (TFRM) à Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Para isso, é necessário alterar a lei 19.976, de 2011.
A proposta prevê que, em contrapartida à destinação dos recursos da TRFM, a UEMG incluirá em seu portfólio linhas de pesquisa relativas à preservação do meio ambiente e à diversificação da economia mineira. “Nosso principal objetivo é sensibilizar o governo do Estado sobre a importância de destinar mais recursos à UEMG, para que assim, tenhamos um ensino superior mais forte, favorecendo a diversificação da economia e diminuindo os impactos da prevalência da mineração no Estado”, avaliou o deputado Cássio.
“Devido a estadualização de algumas unidades nos últimos anos, a UEMG passou por muitas transformações, demandando mais investimentos para essa nova realidade”, complementou.
Se aprovada, a lei tende a fortalecer a Universidade do Estado de Minas Gerais, que apresenta defasagens de equipamentos e infraestrutura em várias unidades. “Em São Paulo o grande desenvolvimento do Estado e os consequentes processos de industrialização e geração de empregos está totalmente ligado a força das três universidades públicas do estaduais. Temos que seguir e adaptar o exemplo para nossa realidade”, destacou Cássio.
Outro dificuldade enfrentada pela UEMG é a falta de valorização do corpo técnico da universidade. “Destinar novos recursos da atividade minerária para a UEMG será uma importante etapa para o crescimento da universidade, porém não podemos esquecer de todos os profissionais das unidades, que precisam de reconhecimento e de melhores condições para trabalhar”, afirmou o parlamentar.
UEMG PASSOS - A UEMG de Passos que foi estadualizada em novembro de 2014, oferta atualmente 25 cursos de graduação como Medicina, Engenharia Civil e Administração. A unidade também possui mais de 5 mil alunos e 266 professores.
“A universidade foi estadualizada recentemente, o que demanda vários adaptações à unidade, respeitando sempre o projeto pedagógico vigente. Estamos trabalhando em busca de mais recursos”, afirmou Cássio.
Novos prédios já estão sendo construídos no novo Campus, que fica localizado no bairro Eldorado. Com isso, a universidade vai oferecer mais infraestrutura aos estudantes. “As melhorias na infraestrutura já tiveram início, mas sabemos que são necessários mais avanços para que os alunos possam ter acesso à um ensino de maior qualidade. Contem com o meu apoio”, finalizou o deputado.