Publicado em 08/06/2015 - politica - Da Redação
Em reunião realizada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, o deputado Cássio Soares (PSD) solicitou ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), que os municípios de sua base aliada tenham mais apoio do Ministério. Com o corte orçamentário anunciado pelo governo federal, o ministério das Cidades deverá ter R$17,2 bilhões a menos nos cofres, penalizando ainda mais os municípios, que já vêm sofrendo com diminuições nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e aumento de serviços de responsabilidades das administrações municipais. O encontro aconteceu no dia 2 de junho, terça-feira, durante reunião com as bancadas de deputados estaduais e federais do PSD, o ministro e o governador Fernando Pimentel (PT).
Há alguns anos, os municípios vêm sofrendo com a diminuição de recursos. É o que garante a prefeita Aparecida Nilva dos Santos (PMDB), de São João Batista do Glória. Segundo ela, a escassez de verbas impacta diretamente a governabilidade. “O corte de verbas é uma dificuldade nacional. Todos os municípios brasileiros já estão sentindo. Aqui, no Glória, nem falamos mais em obras, reformas públicas. Como não temos condições de pagar, falar em obras é falar de sonhos. Ou seja, somos impactados diretamente pelos cortes. Se não fossem os nossos deputados apoiando com emendas, estaríamos em situação muito pior”.
Júlio Bueno Silva (PTB), prefeito de Alpinópolis, concorda com Nilva. Ele lembrou que a administração das cidades tem que mudar por causa da escassez dos recursos financeiros. “Não podemos deixar de atender aos cidadãos e também não podemos comprometer nosso planejamento, então temos que ajustar nossas contas”, lamentou.
Apesar das dificuldades em administrar por causa dos cortes de verbas, os prefeitos lembram a importância da atuação do deputado Cássio Soares. Para Aparecida Nilva dos Santos, Cássio tem sido um elo dos municípios com a União. “O deputado sabe que se os municípios se enfraquecem, a União também se enfraquece. Então, ele luta por nós, para que não sejamos esquecidos. Essa representatividade é muito importante e tem nos ajudado muito”, afirmou Nilva. “Ele ouve nossas reivindicações, levando nossa situação principalmente para a esfera estadual. O Cássio tem sido uma salvaguarda para nosso município, sua atuação é muito importante para nós”, completou Júlio.
Para tentar aliviar o impacto dos cortes orçamentários, o deputado Cássio Soares pediu ao ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em reunião no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, que a municipalidade da base política do PSD não seja esquecida. O deputado lembrou que “apesar da vulnerabilidade orçamentária da União, os municípios não podem ficar sem os recursos mínimos necessários para atender a população”. “Acompanho de perto as aflições dos prefeitos e sei o quanto os municípios estão necessitados de atenção e recursos para atender demandas urgentes. Pedi que o ministro nos apoie e ajude as nossas cidades”, finalizou o deputado.
FONTE: ASCOM