Cássio Soares solicita recursos para projetos culturais da região

Publicado em 08/10/2015 - politica - Da Redação

Cássio Soares solicita recursos para projetos culturais da região

O deputado estadual Cássio Soares (PSD) reuniu-se na tarde da quarta-feira, 7 de outubro, em Belo Horizonte, com o Secretário de Cultura do Estado de Minas Gerais, Angelo Oswaldo de Araújo Santos. O parlamentar solicitou o repasse de recursos para projetos culturais da “Trupe Ventania”, de Passos, para o “Centro Musical Heitor Combat” e o “Coral Pequenos Cantores”, ambos de Cássia. O deputado esteve acompanhado dos vereadores cassienses, Sérgio Antônio da Fonseca (Sérgio Cabral) e o presidente da Câmara, Ezequias Souza Rodrigues.

O parlamentar afirmou que o intuito da reunião era expor as atividades desenvolvidas pelos grupos e pedir o apoio do Secretário de Cultura para a liberação de recursos. “Hoje viemos reforçar a importância das atividades desenvolvidas por esses projetos. A Trupe Ventania, de Passos, por exemplo, realiza as suas apresentações em lugares públicos o que contribuiu para a popularização do teatro. A encenação mais recente, Auto da Paixão, relembra de forma bem mineira a vida de Jesus Cristo. É muito interessante, pois eles recuperam alguns ritos e manifestações culturais de nosso Estado”, declarou.

A Trupe Ventania de Passos foi fundada em 2011 e realiza as apresentações em Passos e em todo o Sudoeste do Estado. Desde a fundação, o grupo já conquistou cinco prêmios de melhor espetáculo montado. A Associação de Desenvolvimento Cultural de Passos (ADSC) que ficou responsável por montar o espetáculo ao qual o deputado Cássio fez menção, o Auto da Paixão, que é uma peça teatral tradicional no município. A Trupe leva elementos lúdicos para o palco, que fazem referência à vida moderna, mas também resgatam cantigas, orações e preces tradicionais do Estado.

“Viemos solicitar que a Secretaria dê atenção ao projeto do grupo teatral passense, uma vez que eles desenvolvem um relevante trabalho artístico-cultural”, reforçou o parlamentar.

Outro importante projeto da região para o qual o deputado foi pedir apoio é o da Corporação Musical Maestro Godofredo de Barros do município de Cássia que possui o Coral “Pequenos Cantores” e “Centro Musical Heitor Combat” que oferece aulas de canto e de instrumentos musicais para 120 crianças e adolescentes.

“A Corporação Musical Maestro Godofredo de Barros também apresenta um projeto de extrema importância. Eles oferecem aulas de música instrumental e canto de forma totalmente gratuita para crianças e adolescentes do município. Além disso, o Coral dos Pequenos Cantores é um orgulho para toda a região, cada apresentação é um espetáculo e viaja por todo o Brasil, divulgando a cultura musical de nosso Estado”, afirmou.          

Felizes com o resultado da reunião, os vereadores se disseram otimistas quanto ao atendimento das demandas. “A corporação está necessitada de novos instrumentos musicais. Viemos reforçar, junto à Secretaria, a relevância do projeto e essa necessidade pontual deles. O secretário ficou encantado com o que viu, disse que gostaria de conhecer mais sobre o Coral. Saímos com boas perspectivas”, declarou Sérgio Cabral. “Estou certo de que a Secretaria vai levar em conta os projetos desenvolvidos. São instituições sérias e comprometidas com a promoção da arte, da cultura mineiras”, finalizou Ezequias.

fonte: ascom