Deputado Arantes assume comissão na Assembleia

Publicado em 13/02/2015 - politica - Da Redação

Deputado Arantes assume comissão na Assembleia

O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) foi eleito na manhã da quinta-feira (12.02.15), o presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Em seu discurso de posse, Antônio Carlos Arantes destacou a importância da Comissão. “Fui presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia e junto com meus pares, fizemos um grande trabalho. Agora vamos promover e desenvolver nossa Minas Gerais com a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo”, falou Arantes.

O deputado lembrou que sempre defendeu o social, e que para desenvolver o social, nada melhor do que a geração de emprego e renda. “O melhor social é o desenvolvimento e vai passar por esta comissão grandes projetos”, previu Antônio Carlos.

Para o presidente ele e seus pares serão grandes instrumentos para melhorar a vida dos cidadãos mineiros. Duas ações foram anunciadas por Arantes, a ida às secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Fazenda onde serão propostas ações para valorizar o turismo, a indústria, o comércio e o cooperativismo.

O deputado Roberto Andrade (PTN), teceu vários elogios ao deputado Arantes e afirmou que sem renda e sem emprego não há desenvolvimento e ele acredita que a comissão será de suma importância para o Estado.

Outro deputado que enalteceu a eleição de Arantes foi Duarte Bechir (PSD). Para Bechir a comissão ganha um presidente de competência reconhecida. “O presidente Arantes é um grande homem, trabalhador e tem conhecimento. A comissão ganha muito com sua liderança. Com certeza o presidente trabalhará para o Partido de Minas Gerais e quem ganhará será o cidadão” encerrou Bechir que recebeu o agradecimento de Antônio Carlos Arantes.   

O Deputado Fabio Avelar, que é membro da comissão e é da cidade Nova Serrana, grande polo calçadista mineiro, enfatizou a importância da comissão para a indústria e o comércio. “Como morador de Nova Serrana e empresário do setor calçadista sei da importância da comissão e tenho certeza que ela será bem conduzida pelo deputado Arantes, finaliza Avelar.

O que são as comissões?

As comissões são grupos de deputados que opinam sobre os projetos em tramitação na ALMG, orientando as votações no Plenário. Essas estruturas especializadas têm também outras atribuições, como realizar estudos, fiscalizar os atos do Governo, promover visitas, audiências e debates sobre temas de interesse da sociedade.  A candidatura de Arantes foi indicada pelos 22 deputados que integram o Bloco de oposição composto pelos partidos PSDB - PP - PTB - DEM - PDT. O deputado Felipe Attiê foi escolhido como Vice-Presidente.

Além de Antônio Carlos e Felipe Attiê, fazem parte da comissão os deputados Antônio Lerin (PSB), Fábio de Avelar (PTdoB) e Roberto Andrade (PTN), tendo como suplentes Anselmo José Domingos (PTC), Carlos Henrique (PRB), Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), Neilando Pimenta (PP) e Wander Borges (PSB).

A Mesa Diretora já estuda mudar a nomenclatura para "Comissão de Desenvolvimento Econômico" e tem o apoio do presidente da Comissão.

São matérias de competência da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo:

a) a política e o sistema regional de turismo;
b) o fomento da produção industrial, do comércio, do turismo e do cooperativismo;
c) a política econômica, os planos e os programas estaduais, regionais e setoriais de desenvolvimento integrado
do Estado;
d) as relações internacionais que envolvam negociações nas áreas de turismo, indústria e comércio, bem como a participação no Mercado Comum do Sul (Mercosul) e em outros blocos econômicos.

Compete às comissões permanentes apreciar, conclusivamente, em turno único, as seguintes proposições:
- projetos de lei que versem sobre declaração de utilidade pública e denominação de próprios públicos;
- projetos de resolução que tratem de subvenções;
- requerimentos escritos que solicitarem providência a órgão da administração pública; manifestação de pesar por falecimento de membro do poder público; manifestação de apoio, aplauso, regozijo ou congratulações; manifestação de repúdio ou protesto.

FONTE: ASCOM