Deputado Arantes considera preocupante alto número de desempregados no Brasil

Publicado em 27/10/2016 - politica - Da Redação

Deputado Arantes considera preocupante alto número de desempregados no Brasil

"Teremos uma geração de jovens frustrados profissionalmente graças ao desgoverno do PT nesses últimos anos que levou o País a índices alarmantes de desemprego". Essa foi a avaliação do deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) ao tomar conhecimento da recente Pesquisa por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com a pesquisa, o País tem 22,7 milhões de pessoas desempregadas, subocupadas ou inativas, mas com potencial para trabalhar. O resultado significa que, no segundo trimestre deste ano, estava faltando trabalho para todo esse contingente de brasileiros. Somados os números de pessoas desocupadas (11,6 milhões), pessoas subocupadas por insuficiência de horas trabalhadas (4,8 milhões) e na força de trabalho potencial (6,2 milhões) há um total de 22,7 milhões de pessoas com capacidade de trabalhar mais, o que representava 13,6% dos 166,3 milhões de brasileiros em idade de trabalhar (com 14 anos ou mais de idade).

"Ao contrário do que se costuma dizer, as pessoas querem trabalhar e falta oportunidade. Isso é um golpe na vida das pessoas, principalmente dos jovens que saem da universidade sem uma chance no mercado. Claro que a crise econômica pela qual o País vem passando tem impactado nesse cenário, mas considero que os quase 14 anos de desgoverno do PT só fizeram piorar esse quadro que é extramente preocupante", expôs o parlamentar.

Como presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Arantes tem trabalhado com foco na promoção do crescimento do Estado, geração de emprego e renda e desenvolvimento dos setores comercial e industrial. "O que a gente vê é uma política de desacertos também a nível estadual, com o aumento injustificado de impostos, o corte de investimentos em áreas cruciais como a Segurança Pública e a falta total e completa de políticas públicas para manter e atrair empresas para Minas Gerais. Com isso, enfrentamos um retrocesso na economia e o aumento assustador do desemprego não só no Estado, mas em todo o País. O governo de Fernando Pimentel está desgovernado, sem rumo", avaliou Antônio Carlos.

Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes