Deputado Arantes faz palestra magna na UFLA de Lavras

Publicado em 16/11/2016 - politica - Da Redação

Deputado Arantes faz palestra magna na UFLA de Lavras

O deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB) fez a palestra magna que encerrou a IV Conexão Pública com o tema Os Três Poderes: Limites e Possibilidades. O evento reuniu cerca de 80 graduandos, egressos e docentes do curso de Administração Pública, além da comunidade em geral interessada pelo tema. Organizada pelo Centro Acadêmico de Administração Pública da Universidade Federal de Lavras (UFLA), a palestra aconteceu nesta sexta-feira (11/11/16).
Antonio Carlos proferiu a palestra: Os três poderes do Estado: desafios e possibilidades. Na abertura de sua explanação, o deputado falou das funções de cada um dos poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. O deputado apresentou dados sobre a situação financeira do Estado que explicam a grave crise. “Em 2015, a receita aumentou em R$ 2,8 bilhões, enquanto as despesas aumentaram em R$ 8 bilhões. O déficit é enorme e a situação está fora de controle”, avaliou.
Por ter sido prefeito de Jacuí por três mandatos, Arantes compartilhou a sua experiência no executivo municipal e apresentou a composição de renda dos municípios. Os maiores gastos são com transporte escolar, segurança pública e servidores, justamente com áreas que o Estado deveria assumir mais responsabilidades. Para Antonio Carlos, o modelo de administração está falido e, se não houver mudanças profundas, não haverá esperança no futuro.
Após elencar uma série de motivos que norteiam sua opinião, Arantes entende que para mudar esta situação serão necessárias reformas profundas, tais como a Econômica, Política, Tributária, Previdenciária, Trabalhista, na Educação, além de grande investimento em inovação tecnológica. O deputado ressaltou que o governo Michel Temer vem sinalizando neste caminho. Arantes também mostrou aos participantes uma solução para amenizar a crise financeira dos municípios que seria a renegociação da dívida entre municípios e União.
Em sua palestra, o deputado também expôs como o gestor deve enfrentar os problemas atuais. “Ser criativo, bom gestor é essencial para sair desta encruzilhada que os prefeitos vão enfrentar a partir de janeiro”, discorreu o deputado, que citou exemplos de boa administração, como as cidades de Jacuí, que investiu na preservação do meio ambiente e foi premiada na ECO 92; e Bom Despacho, que desenvolveu um programa de computador (software) para prestar serviços com qualidade, agilidade e transparência.
No final, Arantes mostrou aos presentes que, apesar de tudo, ainda é possível acreditar no País. Antonio Carlos falou ainda de seus projetos que viraram lei na Assembleia como o Código Florestal, o PAA Familiar, Queijo Minas Artesanal e o que atendeu aos portadores da Neurofibromatose. O deputado também apresentou os projetos de sua autoria que transitam na casa, entre eles o que regulamenta o funcionamento das startups no Estado.
Antonio Carlos classificou de muito bom o encontro, “O público comprometido com os estudos e interessados a adquirir cada vez mais conhecimento fez a diferença neste encontro. Quero agradecer a direção da UFLA que me convidou para encerrar um evento de grande reconhecimento no mundo acadêmico”, encerrou Arantes.
O evento, que durou três dias, recebeu palestrantes como o analista da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Antônio José Calhau de Resende; o professor efetivo da UFLA, David Gomes; o advogado e professor universitário na Faculdade Metropolitana de Caieiras, Nelson Basile Neto; e o promotor de Justiça, Eduardo de Paula Machado.

FONTE: ASCOM