Publicado em 11/03/2016 - politica - Da Redação
Objetivo é desenvolver o potencial gastronômico na região
A gastronomia movimenta o turismo. E o turismo movimenta a economia. O aquecimento econômico gera mais emprego e renda. É com essa visão que o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa (ALMG), deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB), em parceria com o renomado chef de cozinha Eduardo Maya, está organizando uma agenda estratégica com o objetivo de conhecer os produtos típicos da região.
Idealizador do famoso projeto “Comida di Buteco” e da “Feira Aproxima” na capital mineira, Eduardo Maya visitará cinco municípios da região em busca de produtos de qualidade que possam ser usados em seu mais novo projeto, a “Feira Aproxima”. Entre os dias 11 e 13 de março, o deputado Arantes e o chef Eduardo Maya visitarão Caxambu, Baependi, Paraguaçu, Jacuí e São Sebastião do Paraíso.
Na sexta-feira à noite (11/03), deputado e Eduardo Maya participam de um encontro com cerca de 40 empresários de Caxambu quando o cheff falará sobre as potencialidades econômicas por meio da gastronomia na geração de negócios e eventos para a região.
De Caxambu, eles partem para a cidade vizinha, Baependi, onde cumprem programação ao longo do sábado (12/03): passeiam pela Feira Livre dos Agricultores onde são comercializados produtos da agricultura familiar, participam do encontro com empresários, lideranças e produtores rurais e visitam a Fazenda São José da Vargem. Ainda no sábado, eles participarão da 7ª Festa do Marolo, no município de Paraguaçu.
Domingo (13/03), a programação acontece em São Sebastião do Paraíso. O chef Eduardo Maya fará uma visita à Feira Livre da Vila Formosa, acompanhado de um jovem chef de Paraíso, Igor Dias. Na feira, eles, além de conhecerem os produtos, vão planejar um almoço, que será preparado com produtos dos feirantes no restaurante da família de Igor, o “Zé Dias”. Lá, os cozinheiros poderão usar a bem montada cozinha industrial e o tradicional fogão a lenha. Ainda no domingo, está prevista a visita ao município de Jacuí.
Para o deputado, o importante é somar a experiência de Eduardo Maya e, com isso, incrementar os negócios na área da gastronomia na região, que tem um grande potencial. “A gastronomia preserva a nossa cultura, desenvolve a nossa economia, gera mais empregos e renda para a nossa região. Essa troca de conhecimentos com as lideranças de cada cidade será enriquecedora para todos”, destacou Arantes.
De Paraíso para o Brasil
Igor Dias, de 27 anos, trabalha há nove como cozinheiro. É formado em Gastronomia pela Faculdade Barão de Mauá, de Ribeirão Preto (SP), e já trabalhou em restaurantes de renome nacional como Flor de Sal Bistrô (no interior do estado de São Paulo), Mocotó, restaurante do chef Rodrigo Oliveira, e no D.O.M., do famoso chef Alex Atala (ambos na capital paulista).
Sua família tem, há 36 anos, um bar tradicional em São Sebastião do Paraíso. Em 2013, assumiu os negócios da família. Já participou como palestrante de cursos pelo SENAC, eventos em toda região e até mesmo consultorias em Salvador (BA) e Araraquara (SP).
Tem como projeto a tradicional Feijoada do Nenê. No último ano, conseguiu reunir cerca de 1.500 pessoas que puderam apreciar uma roda de samba com feijoada e chopp artesanal, todos produzidos pelo chef Igor, que também disponibiliza a bebida em seu boteco.
Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes