Deputado Arantes leva demandas de produtores rurais ao IMA

Publicado em 23/08/2016 - politica - Da Redação

Deputado Arantes leva demandas de produtores rurais ao IMA

Ovinocaprinocultores de Minas têm sofrido com exigências em desacordo com a legislação estadual

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) se reuniu, na segunda-feira (22/08/16), com o diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Marcílio de Souza Magalhães. O parlamentar estava acompanhado do conselheiro da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Estado de Minas Gerais (ACCOMIG/Caprileite), Onivaldo Ramos Leão, que expôs uma série de problemas enfrentados pelos ovinocaprinocultores de Minas em função de erros na interpretação e aplicação da legislação estadual. O diretor técnico do IMA, Thales Almeida Pereira Fernandes, também participou da reunião, juntamente com os consultores da Assembleia Legislativa, Júlio Cadaval Bedê e Daniel Cária.

"Depois da conquista de uma lei específica para o nosso setor, graças ao trabalho do nosso patrono, o deputado Antônio Carlos, acreditamos que não haveria mais entraves para a produção de queijos de cabra, por exemplo. Mas não é isso que vem ocorrendo. A Associação tem recebido, constantemente, reclamações dos produtores. Estão sendo feitas exigências descabidas que não condizem com o que está na lei. E isso tem feito com que os produtores passem a vender o leite de cabra para o estado do Rio de Janeiro e o queijo para o estado de São Paulo. A situação está tão complicada que muitos produtores estão mudando de atividade", questionou Onivaldo.

Marcílio mostrou interesse em resolver os problemas e adiantou que o IMA vai realizar, em novembro deste ano, um seminário internacional de queijo artesanal com a presença de técnicos do mundo todo. "Vamos buscar conhecimento para poder aplicar no Estado", disse.

O diretor-geral do IMA se mostrou favorável ao entendimento. "Vamos constituir uma pequena comissão com os nossos diretores, os consultores da Assembleia e representantes dos produtores para ver de perto a situação dos produtores e buscarmos saídas para os problemas apontados. Eu assumo esse compromisso", garantiu Marcílio. Ele chegou até a dizer que, se necessário for, a lei pode sofrer alterações. "E se precisarmos disso, vamos contar com o deputado Antônio Carlos na Assembleia", completou.

O deputado confirmou a parceria. "Queremos ser parceiros do IMA na Assembleia para o que der e vier, desde que seja para melhorar, cada vez mais, as condições de trabalho dos produtores rurais de leite e queijo, seja de vaca ou de cabra. Apoiamos todas as ações que visam instruir os produtores para mantê-los na atividade", disse Antônio Carlos. Segundo o parlamentar, Minas é referência no Brasil quando o assunto é queijo artesanal. "Não podemos permitir que entraves burocráticos mantenham a maioria dos produtores na ilegalidade e sejam um empecilho para a produção, o desenvolvimento e a geração de emprego e renda em nosso Estado", concluiu Arantes.

Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes