Deputado Arantes participa da Frente Parlamentar em defesa da CEMIG

Publicado em 01/08/2017 - politica - Da Redação

Deputado Arantes participa da Frente Parlamentar em defesa da CEMIG

A frente Mineira de Defesa da Cemig, instalada na quarta-feira (31/07/17), é composta de parlamentares, entidades de classe, centrais sindicais e de várias organizações da sociedade civil. O objetivo é impedir que o Governo Federal coloque em licitação novamente quatro importantes usinas hidrelétricas que a Cemig perdeu a concessão: São Simão, na divisa com o estado de Goiás; Jaguara, em Rifânia; Miranda, em Indianópolis, e Volta Grande, em Conceição das Alagoas, na divisa com São Paulo. 

Uma portaria do Ministério de Minas e Energia (MME) autorizou a Aneel fazer uma nova licitação das usinas no dia 30 de setembro deste ano.
O deputado Antonio Carlos Arantes (PSDB) considera que uma nova licitação poderia ser desastrosa para Minas: “As usinas hidroelétricas são estratégicas para o crescimento da economia, não podem cair nas mãos de empresas privadas. Isso traria sérias consequências para nosso Estado, a começar com um possível reajuste nos preços, o que seria muito ruim para a produção mineira, que já sofre com o preço alto das tarifas. O ideal é que as usinas continuem com a Cemig, que também é uma empresa do Estado”, afirmou.
O deputado Arantes será um dos responsáveis por conseguir assinaturas dos parlamentares mineiros, incluindo deputados e senadores, contra a nova licitação.
O primeiro ato público de protesto contra a relicitação das usinas acontecerá no dia 18 de julho, na usina de São Simão, onde é esperada grande mobilização popular contra a decisão do governo federal.
Também está prevista para o mesmo dia a realização de uma audiência pública que discutirá as consequências de uma possível transferência das usinas para empresas privadas. O deputado Arantes é um dos autores do requerimento: “Escolhemos a usina de São Simão porque é maior de todas que estão sendo licitadas. Vamos debater no local um problema que afetará a todos os mineiros”, concluiu.

Texto e fotos: JC Junot