Deputado Arantes participa de debates com integrantes de redes sociais

Publicado em 10/05/2016 - politica - Da Redação

Deputado Arantes participa de debates com integrantes de redes sociais

Quinze internautas participaram do encontro presencial, em Paraíso 

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) participou na tarde de sábado (07/05/16), em São Sebastião do Paraíso, de uma sabatina com usuários das redes sociais. Durante quase três horas, Arantes respondeu a perguntas e tirou duvidas dos participantes.

O encontro foi organizado por Marcelo Morais que mantém um grupo na internet chamado “O Espaço é todo seu. O objetivo de Morais é convidar políticos para encontros presenciais para conversar e esclarecer dúvidas que tenham ficado nas comunicações pela internet. O deputado Antônio Carlos Arantes foi o primeiro a aceitar o desafio, realizado no anfiteatro do Ceduc. Quinze internautas estiveram presentes.

O músico André Cruvinel abriu os debates fazendo uma reflexão sobre as redes sociais. Segundo ele, o post sobre a realização da sabatina foi curtido por 200 pessoas, sendo que 80 emitiram comentários, a maioria dizendo que participaria do encontro, no entanto, somente 15 compareceram. Cruvinel perguntou “onde estão as pessoas que cobram nas redes sociais?”.

Antônio Carlos Arantes agradeceu a oportunidade de conversar com os internautas e se colocou a disposição para questionamentos. Perguntas de temas variados foram feitas, abordando desde a proteção de animais até a sucessão municipal. A atuação do Sistema S (Senac, Sesc, Senai e Sesi) na cidade foi um dos mais debatidos. A desativação do ponto físico do Senac foi o primeiro. Arantes explicou que o Sistema S vem passando por dificuldades para manter os programas depois da crise que o país enfrenta, provocada pelo desgoverno do PT. Mas, segundo o deputado, mesmo assim o Senac garantiu que quando houver demanda os cursos serão realizados, já que, infelizmente, eles estavam tendo pouca procura em Paraíso. Quanto ao Senai, Arantes lembrou que está funcionando normalmente e precisa ser valorizado. Já a construção do Sesc na cidade ficou prejudicada pela crise e pelos desentendimentos ocorridos entre os diretores da entidade, o que foi parar na justiça. Arantes ressaltou que o Sesi foi absorvido pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso (Acissp) e fez questão de ressaltar o trabalho de Aílton Sillos, que não mediu esforços para manter o Sesi funcionando.

Outro tema debatido foi a situação da Cooparaiso. Antônio Carlos Arantes lembrou que como produtor e associado participou de assembleias e deu sua opinião, muitas vezes contraria à da diretoria. Para Arantes, enquanto Carlos Melles estava só como deputado federal tinha mais tempo para se dedicar a cooperativa e ela ia bem, mas assim que assumiu a secretaria de Estado de Obras, dedicando-se ao Governo Anastasia, ficou mais difícil sua presença e isso prejudicou a Cooparaíso, propiciando o surgimento de divergências dentro da diretoria o que resultou na crise que afeta a todos os associados, que estão pagando a conta.

Sobre as eleições municipais, Arantes confirmou que apoia o pré-candidato Mauro Zanin, o nome mais lembrado na cidade. “Ele já provou sua capacidade de gestão. É um administrador sério e competente. Isso o credencia a voltar a ocupar a prefeitura”, disse. Porém, Arantes deixou claro que o grupo partidário a que pertence está aberto a novas opções, desde que tenham a mesma viabilidade política que Zanin.

Outro ponto questionado foi sobre a falta de universidade em Paraíso. O deputado também lamentou o fato, mas garantiu que sempre lutou – e continuará lutando – para levar o ensino superior para a cidade. Os internautas também questionaram o fechamento de indústrias e a não instalação de outras. Arantes ressaltou que isso está acontecendo em todo o país. “Cerca de 200 mil empresas fecharam as portas no último ano por causa da crise. Em Paraíso, várias estão sobrevivendo graças a incentivos tributários que conseguimos nos governos de Aécio e de Anastasia, senão a situação seria pior, mas continuamos lutando para atrair novos investimentos para Paraíso”, afirmou.

Os internautas gostaram da troca de ideias. Um dos participantes, Norberto Nunes, elogiou a posição do deputado Antônio Carlos Arantes. “O encontro foi ótimo. O deputado não fugiu dos nossos questionamentos. Ele está realmente preocupado com o que pensa a sua base eleitoral. Como ele mesmo disse, ouvir a base é o que o político tem que fazer”, disse.

O organizador do evento, Marcelo Morais, classificou como inédita e muito proveitosa a conversa com o deputado. “Arantes não teve medo. Isso mostra a seriedade do deputado. Agora vamos abrir o mesmo espaço para os vereadores, prefeito, vice, e para o deputado federal Carlos Melles”, avisou.

Participaram do encontro os internautas André Cruvinel, Norberto Nunes, Versalius Aquino, Luiz Felipe, Tales, Luiz Carlos Machado, João Ramos, Ronaldo Faladaise, Márcio, Sargento Neves, José Vilson Amaral, Jeferson e Marcelo Morais.

Fonte: Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes - Texto e fotos: Ricardo de Oliveira