Deputado Arantes participa de evento de certificação de cafés em Poços

Publicado em 31/07/2017 - politica - Da Redação

Deputado Arantes participa de evento de certificação de cafés em Poços

O deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB), acompanhado do renomado chef de cozinha Eduardo Maya, participou, na segunda-feira (24/07), em Poços de Caldas, da solenidade de entrega de certificados do Programa Certifica Minas Café (CMC) e UTZ (empresa holandesa responsável por um dos principais programas de certificação de café do mundo) para 31 produtores mineiros de café. “É sempre bom ver o nosso produto sendo reconhecido e valorizado internacionalmente, mas fico mais satisfeito ainda quando vejo mulheres à frente das produções de sucesso, como estamos vendo aqui. Estão todos e todas de parabéns”, disse Arantes.
Arantes fez questão de parabenizar pessoalmente as produtoras Mônica Moscofian, Magna Souza Lima, Ana Maria Miguel Dias, Carine Miguel Moreira Dias e Marisa Contreras, todas com cafés certificados no evento. Marisa Contreras falou sobre o crescimento da participação feminina na produção cafeeira. Segundo ela, no Brasil, já são mais de 400 mulheres à frente do negócio. “Estamos trabalhando pelo fortalecimento da mulher na cadeia produtiva do café e construir uma nova história na cafeicultura brasileira”, disse Contreras.
Para Arantes, os resultados desse trabalho já são visíveis. “As mulheres estão ampliando sua participação e produzindo café de qualidade. Fico muito orgulhoso de ver esse crescimento. Todos ganhamos com isso. Elas estão de parabéns”, afirmou o deputado.
A certificação da UTZ é gratuita. Se ela fosse feita por uma empresa privada, cada produtor gastaria, em média, R$ 5 mil. Para conceder o selo, a UTZ reconhece que os produtores certificados pelo Programa Certifica Minas Café (CMC) podem obter, automaticamente e sem qualquer custo adicional, no primeiro ano, um certificado UTZ.Para obter a certificação CMC/UTZ é necessário cumprir um total de 28 itens obrigatórios.
“Um dos grandes benefícios para os cafeicultores certificados é que passarão a ter maior acesso a mercados (nacional e internacional) e com ágio na comercialização, ou seja, poderão conseguir preços melhores para o seu produto”, afirmou Arantes.
O Programa Certifica Minas Café é uma iniciativa do Governo de Minas e tem como principal foco as boas práticas de produção e a responsabilidade socioambiental na produção de café, tendo certificado 1.230 propriedades cafeeiras em 2016. É coordenado pela Secretaria de Agricultura de Minas (Seapa) e executado pelo IMA e Emater-MG.