Publicado em 16/12/2015 - politica - Da Redação
Setor registra crescimento no Estado e apresenta planos para os próximos três anos
O presidente da Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), participou na segunda-feira (14/12/15) da reunião de balanço de final de ano do Conselho Estadual de Turismo.
A reunião contou com presença do secretário de Estado de Turismo, Mário Caixa; da secretária-adjunta, Silvana Nascimento, e de representantes do setor, além de estudantes.
No encontro foi apresentado o balanço do turismo no Estado, em 2014, e os planos do governo para os próximos três anos.
Pelos dados apurados, houve um crescimento de 4,3% no fluxo de visitantes a Minas Gerais. Ao todo, 24 milhões de turistas estiveram em nosso Estado no ano passado, o que representou uma injeção de R$ 16,7 bilhões na economia mineira.
Para o deputado Antônio Carlos Arantes, o aumento no número de turistas é resultado dos investimentos dos governos Aécio e Anastasia. "A criação dos Circuitos Turísticos e a recuperação das estradas no interior abriram as portas para os nossos atrativos naturais, para a nossa cultura e para nossa gastronomia. E o resultado aí está", afirmou.
Segundo o estudo apresentado, a maior parte dos visitantes veio a lazer ou a passeio. Em segundo lugar, estão os que vieram visitar parentes ou amigos, e, em terceira posição, os que aqui estiveram em turismo de negócio.
O gasto médio por viagem foi de R$ 742,50 e a média de permanência de 6,3 dias. Para a grande maioria, 92,7%, a viagem a Minas Gerias atendeu plenamente ou superou as expectativas.
Outra notícia reveladora é a de que mais turistas estrangeiros entraram no Brasil pelo aeroporto de Confins. A maior parte deles, dos Estados Unidos, cerca de 50 mil. A realização da Copa do Mundo impactou diretamente o fluxo dos estrangeiros.
Planos para os próximos três anos
Para os próximos três anos a secretaria de Estado de Turismo pretende se concentrar em ações que valorizem ainda mais os circuitos turísticos e as atrações regionais. O deputado Arantes aprovou a decisão: "Nisso, o nosso Estado é muito bom. Temos muitas atrações diferentes e diversos produtos para oferecer", explicou.
Para o deputado, a Comissão de Turismo está de portas abertas para apoiar o setor na Assembleia Legislativa. "Vamos continuar pressionando os governos estadual e federal por mais verbas para a divulgação das nossas potencialidades fora do Estado e por mais investimentos em infraestrutura nos circuitos", finalizou.
Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes