Deputado Arantes participa de seminário sobre bioeletricidade

Publicado em 07/10/2016 - politica - Da Redação

Deputado Arantes participa de seminário sobre bioeletricidade

Energia elétrica obtida da cana de açúcar é limpa e renovável 

O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) participou na quarta-feira (5) da abertura do 1º Seminário Mineiro de Bioeletricidade - A Energia Elétrica da Cana-de-Açúcar. Realizado em Belo Horizonte, o seminário tem com objetivo apresentar a bioeletricidade produzida a partir de vários subprodutos da indústria da cana, como o bagaço, a palha, além do biogás, originário da vinhaça.

O deputado Arantes, que é presidente da Frente Parlamentar Mineira em Defesa do Setor Sucroenergético, saudou o avanço tecnológico do setor mineiro. "A sustentabilidade é uma busca contínua pelo mundo inteiro e o setor sucroenergético vem mostrando que isso é possível com a cana, que produz o etanol usado nos carros, um combustível limpo e renovável; a bioeletricidade; o açúcar, que é o principal energético consumido pelo ser humano, e muitas outras coisas. Agora, até plástico biodegradável está sendo fabricado da folha da cana", ressaltou.

O deputado Arantes lembrou ainda que onde tem cana plantada tem desenvolvimento, por isso o setor responde por 2% do PIB e gera cerca de 850 mil empregos. "Antigamente diziam que a cana estragava o solo, mas é o contrário; diziam que cana era sinônimo de escravidão, mas a geração de empregos mostra que é o contrário; diziam que onde tinha cana era sinal de poluição, o que não é verdade; que sobrava um monte de bagaço que o produtor não sabia o que fazer com ele, mas agora virou energia. Enfim, a cana hoje é produzida ambientalmente correta. Isso mostra o avanço da tecnologia e o empenho do setor em fazer a diferença no Brasil", ressaltou.

O Seminário foi organizado pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), presidida por Mário Campos Filho, e reuniu líderes da cadeia produtiva do Estado, pesquisadores, parceiros comerciais e setores da indústria. Participaram, além de Arantes, os deputados Felipe Attiê (PTB) e Gil Pereira (PP); o presidente em exercício da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), Afonso Gonzaga; o representante da Empresa de Pesquisa Energética, José Mauro Ferreira Coelho, e o presidente do Fórum nacional Sucroenergético, André Rocha, do Sifaeg de Goiás.

Texto e fotos: J.C. Junot - Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes