Publicado em 08/11/2016 - politica - Da Redação
Encontro reúne cerca de 100 empreendedores
A última etapa regional do Fórum Técnico Startups em Minas – A Construção de uma Nova Política Pública, realizado em Montes Claros na sexta-feira (04/11/16), reuniu cerca de 100 empreendedores, o maior público dos debates até agora. O encontro aconteceu na Universidade Estadual (Unimontes) e foi presidido pelo deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB).
Participaram os deputados Dalmo Ribeiro (PSDB) e Gil Pereira (PP); o reitor João Reis Canela; a diretora executiva da Inemontes, Sara Antunes; o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI), Edílson Torquato; o secretário municipal de Desenvolvimento, Reinaldo Landulfo Teixeira; o superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Roberto Rosenbaum; o secretário-executivo da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Agropecuária Norte Mineira (Fundetec), Haroldo de Moraes Lopes; o gerente regional do Sebrae, Cláudio Oliveira, além de desenvolvedores, professores e estudantes.
O debate regionalizado tem como objetivo ouvir sugestões da comunidade local para a política estadual de estímulo ao setor das startups, formado por empresas de alta tecnologia que tem na internet seu ambiente de atuação. As startups são projetadas para explorar novos produtos ou serviços sob condições muito diferentes das empresas tradicionais e em extremo risco mercadológico.
Para o deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB), um dos autores do Projeto de Lei (PL) 3.578/16 - a “Lei da Startups de Minas” - ao lado do deputado Dalmo Ribeiro (PSDB), é importante ouvir quem trabalha no setor. “Quem ouve mais acerta mais. E aqui em Montes Claros encontramos uma comunidade de startups organizada e produtiva. Gente que se reúne semanalmente para trocar ideias e promover negócios. Eles têm muito a contribuir com nosso projeto”, destacou.
O encontro durou o dia inteiro e na hora do almoço deputados e convidados reuniram-se com representantes das 27 startups locais, entre eles o desenvolvedor da AgroWet, Lucas Teixeira Moura Soares; o CEO da empresa Embratec, desenvolvedora do aplicativo Advogar, Rômulo Gomes Lima; o fundador do Entregar, Maycon Willer Ribeiro Machado; o fundador da Quero Publicidade e co-fundador da ResultaDo, Renan Soares Teixeira, além de outros donos de startups que fizeram um breve relato de seus produtos.
O deputado Antônio Carlos Arantes, que é presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da ALMG, elogiou a produção local: “Estou impressionado com as startups desenvolvidas na região. Vimos aqui negócios de grande inovação tecnológica e de ótima viabilidade comercial. Montes Claros tem tudo para se destacar no cenário mineiro e nacional. Parabéns a todos”, declarou.
STARTUPS DE MONTES CLAROS RECEBÉM APOIO LOCAL
Um dos estímulos à criação de startups em Montes Claros vem da Coordenadoria de Inovação Tecnológica da Unimontes. Desde 2012, ela abriga a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica (Inemontes), além do Núcleo de Propriedade Intelectual e Inovação Tecnológica (Ágora Unimontes).
Para a diretora executiva da Inemontes, Sara Antunes, o objetivo da incubadora é fomentar empreendimentos, contribuindo com a formação e a fixação na região de mão de obra qualificada. A incubadora dá apoio inicial na parte de legislação, de contabilidade e de acompanhamento de uma empresa.
Assessoria de Comunicação
Deputado Estadual
Antônio Carlos Arantes