Publicado em 28/11/2014 - politica - Da Redação
O deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) participou, na noite de terça-feira (25/11), no Hotel Dayrell, no centro da capital mineira, da solenidade de posse da nova diretoria da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG), que comandará a instituição no próximo triênio. Cerca de 250 pessoas acompanharam a cerimônia, dentre elas, 80 presidentes de Sindicatos Rurais de todas as regiões do Estado.
Também participaram do evento o governador Alberto Pinto Coelho; o senador eleito, Antonio Anastasia; a presidente da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu; o prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Geraldo Augusto de Almeida, dentre outras autoridades e lideranças do agronegócio.
O governador Alberto Pinto Coelho, em seu discurso, destacou a atuação do deputado Arantes à frente da presidência da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da ALMG, principalmente na defesa de projetos que beneficiam o homem do campo. O governador também destacou o trabalho de Arantes no que se refere à Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2014 (PEC), que garante 10% de recursos para a área de pesquisa agropecuária. Arantes agradeceu a fala do governador e disse que isso só aumenta a sua responsabilidade de trabalhar mais e melhor em prol dos produtores rurais.
O atual presidente da Federação, Roberto Simões, que foi reconduzido ao cargo, apontou, em seu discurso, os desafios, conquistas e metas para os próximos anos. O deputado destacou a liderança do presidente da FAEMG, responsável por várias conquistas para os produtores rurais e elogiou a nova diretoria da instituição. “Sei que ela enfrentará com sabedoria e coragem os desafios dessa nova caminhada”, afirmou o Arantes.
Roberto Simões, durante a solenidade, homenageou o 1° diretor-secretário, Marcos de Abreu e Silva, e o 1° diretor-tesoureiro, João Roberto Puliti, pelos serviços prestados à instituição. Segundo Simões, a principal meta para o mandato 2014/2017 é a consolidação e ampliação de projetos que priorizam a gestão, a tecnologia, a inovação, a qualidade e a sustentabilidade do agronegócio. Para ele, as questões ligadas à gestão, treinamento de pessoas e implantação de novas tecnologias serão priorizadas.
“Ao longo dos anos, desenvolvemos instrumentos poderosos, como o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar), que capacita mais de 180 mil pessoas ao ano, o Instituto Antonio Ernesto de Salvo (Inaes), que é responsável pelo desenvolvimento de programas vigorosos na linha de certificação de propriedades e da identificação geográfica de produtos, por exemplo. Agora, vamos investir ainda mais na consolidação e ampliação dos mesmos”, finalizou o presidente.
O deputado parabenizou toda a diretoria e em especial o presidente Roberto Simões. “Contamos com a liderança de Simões para desenvolver ainda mais o agronegócio de Minas. Desejo muita sabedoria e energia para conduzir as ações necessárias a fim de atender aos anseios do homem do campo. Contem com o meu mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais”, concluiu Arantes.
FONTE: ASCOM / matéria: jornalista Ana Karenina