Deputado Arantes reafirma apoio às Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado

Publicado em 23/03/2016 - politica - Da Redação

Deputado Arantes reafirma apoio às Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado

Em reunião com o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais, Frank Sinatra, na segunda-feira (21/03/16), o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSDB) reafirmou seu apoio ao setor na luta contra a crise econômica que tem deixado os lojistas em situação complicada. “Viemos, em nome de 249 Câmara de Dirigentes Lojistas de todo o Estado, demonstrar nossa preocupação com o quadro atual gravíssimo e agradecer o apoio do deputado Antônio Carlos por ter votado contra o projeto do Governo de aumentar o ICMS”, afirmou o presidente da FCDL-MG, lembrando que cerca de 100 mil lojas já fecharam as portas em Minas Gerais.

Como presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa e presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, dos Lojistas e dos Prestadores de Serviços de Minas Gerais, Arantes reafirmou seu compromisso com a classe que gera emprego e crescimento econômico no Estado e precisa ser mais valorizada.

O deputado votou contra o aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de mais de 160 produtos no início deste ano sancionado pelo governador depois de aprovação difícil na Assembleia Legislativa. “O mineiro já começou 2016 com aumento da carga tributária. Soma-se a isso, o aumento da energia elétrica, contra o qual Arantes também votou. Os impactos não são positivos ainda mais num cenário de inflação e desemprego elevado. Isso significa o empobrecimento da população. Com imposto mais alto, o consumidor vai precisar de mais dinheiro para comprar um produto ou pagar por um serviço. Assim, ele fica mais pobre, pois sua renda é reduzida, por isso fui contra esse aumento”, explicou.

Arantes também foi contra a antecipação do recolhimento do ICMS para indústrias e comércio. “Outra arbitrariedade deste governo que apunhalou os comerciantes mais uma vez. Está colocando o peso da sua incapacidade de gerir o Estado nas costas de quem gera emprego e renda”, protestou o parlamentar, lembrando que cobrou dos secretários de Estado da Fazenda (José Afonso Bicalho) e de Planejamento e Gestão (Helvécio Magalhães) que o Governo volte atrás na medida.

Segundo Frank Sinatra, a situação está tão crítica que se não houver mudança na política tributária do Governo, os lojistas vão parar de pagar os impostos e fechar as portas, o que vai aumentar ainda mais os índices de desemprego. “Também vemos pedir o apoio do deputado para melhorar a situação. As vendas no comércio já caíram mais de 50%”, explicou o presidente da FCDL-MG.

Assessoria de Comunicação Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes