Publicado em 13/11/2015 - politica - Da Redação
Estrada do Sul de Minas é importante para escoar a produção do agronegócio e da indústria
O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) participou na terça-feira (10/11/15) de uma audiência pública da Comissão de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A reunião foi conduzida pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), que é de Ouro Fino, e teve como objetivo debater soluções urgentes para a rodovia MG-290, que liga o Sul de Minas a São Paulo, onde é comum o registro de acidentes graves em razão das deficiências da estrada, que já tem mais de 50 anos.
Deputado Arantes (PSDB) lembrou a importância econômica da região e lamentou a falta de investimentos em infraestrutura não só por parte do atual Governo do Estado, como também do Federal. "No governo passado, de Aécio, de Anastasia e de Alberto, foram construídas mais de 200 novas rodovias e avançamos muito na recuperação das estradas do Sul de Minas, com o ProMG e com o ProAcesso, o maior programa rodoviário que Minas teve até hoje. E o que aconteceu? As estradas voltaram ficar sem manutenção e cheias de buracos. E o valor a ser gasto pelo Estado na recuperação da MG-290 é insignificante diante do que a região produz, onde a agricultura e a indústria são fortes. Então, o Estado não vai fazer mais do que sua obrigação", ressaltou.
Principais reivindicações
Entre as principais reivindicações apresentadas por prefeitos, vereadores, moradores da região e pelo Movimento SOS MG-290, presentes na reunião, estão a abertura de uma terceira faixa, no trecho entre Pouso Alegre e Ouro Fino; a reativação de radares e de balanças de veículos pesados, além de melhorias na sinalização. Também pediram a reativação do serviço de atendimento ao usuário, o aumento do efetivo policial rodoviário e a implantação de redutores de velocidade nos trechos mais perigosos, como o do trevo de Inconfidentes. Mas a grande esperança da população dos municípios cortados pela MG-290 é que ela seja duplicada num trecho de 91 quilômetros, onde trafegam diariamente cerca de oito mil veículos e envolve os municípios de Jacutinga, Borda do Mato, Inconfidentes, Ouro Fino e Pouso Alegre. Além de automóveis de passeio e ônibus (inclusive escolares), circulam pelo trecho muitos veículos longos e pesados, como carretas e caminhões.
Sem esperanças de duplicação
O diretor de Projetos do DER/MG, Adalberto Bahia, representando Murilo de Campos Valadares, secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), disse que não há recursos para duplicação da via, mas que o governo teria autorizado melhorias, como a construção de acostamento e da terceira faixa, o que deve ser licitado no segundo semestre do ano que vem.
FONTE: ASCOM