Publicado em 20/03/2015 - politica - Da Redação
O deputado Antônio Carlos Arantes (PSDB) participou, na quinta feira (19/03), da Feira de Máquinas, Implemento e Insumos Agrícolas, a Femagri 2015, em Guaxupé. A feira é considerada uma das mais importantes do setor, tanto pelo tamanho quanto pelas soluções que apresenta ao produtor de café da região, a maioria deles de pequeno porte.
A edição deste ano da Femagri, que vai abordar o tema “Viabilizando o Futuro da Cafeicultura Sustentável”, pretende alinhar as perspectivas da sustentabilidade com a de mecanização, de forma que o produtor perceba como os novos processos podem permitir um “plantio de qualidade, baixo custo, produtivo e sem agressões ao meio ambiente”. No ano passado, a feira reuniu aproximadamente 23 mil pessoas, com visitantes de 232 municípios de 13 Estados do Brasil e cinco países.
"A Femagri nasceu com o objetivo de trazer ao nosso cooperado as novidades da agricultura, possibilidades de maquinário e insumos, mas sem perder um importante ponto: a real possibilidade de investir. A feira não é voltada apenas para o grande e médio produtor, mas segue o perfil da nossa região, com possibilidade para todos. A cooperativa não para de investir no futuro e, para isso, acredita que sustentabilidade e tecnologia são o melhor caminho da cafeicultura no país", avalia o presidente da Cooxupé, Carlos Paulino da Costa.
Arantes concordou com o presidente da Cooxupé e reforçou que ações como esta da cooperativa fortalecem e promovem a tecnologia, o que gera mais renda para o homem do campo. O deputado ressaltou a parceria não só com a Cooxupé, mas com todas as cooperativas da região, lembrando que o negócio café representa cerca de 20% do dinheiro que circula no setor agropecuário.
Antônio Carlos falou de sua participação nas discussões a respeito dos problemas enfrentados pelo produtor rural quando era presidente da Comissão de Politica Agropecuária e Agroindustrial da ALMG no mandato passado. Neste novo mandato, Arantes preside a Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo. Para o parlamentar, há várias ações que podem melhorar as condições de vida e de trabalho do homem do campo. “O que depender do governo do Estado, eu, como deputado, irei cobrar. A implantação do gasoduto no Triângulo Mineiro, que vai reduzir o custo dos fertilizantes, é bom exemplo de medidas que trazem benefícios para o produtor rural”, disse Arantes.
FONTE: ASCOM