Publicado em 16/09/2016 - politica - Da Redação
Na última semana, completaram 10 meses do triste episódio do rompimento da Barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em Mariana. Quase um ano após o desastre, os efeitos ainda são inestimáveis para as famílias e para o meio ambiente. Devido a isso, o diretor-presidente da mineradora esteve na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) para entregar um plano de recuperação ambiental a alguns parlamentares. O deputado estadual Cássio Soares, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALMG, participou do encontro, destacando o importante trabalho realizado pela Comissão e os desafios para a recuperação das áreas afetadas.
"Infelizmente o nosso Estado enfrentou um dos maiores desastres ambientais da história do país. O processo de averiguação é muito complexo e as cobranças necessárias estão sendo realizadas por nós. Precisamos minimizar ainda mais os danos à comunidade e ao meio ambiente, trabalhamos diariamente nesse sentido", afirmou o deputado Cássio Soares.
O documento entregue pela mineradora à ALMG traz ações, projetos e estudos para resgate de áreas atingidas. "A vinda do diretor-presidente até a Assembleia explícita o importante trabalho de cobranças e estudos que o legislativo está fazendo em relação ao acontecimento. Continuaremos cobrando da mineradora ações para a recuperação do meio ambiente, não aceitaremos que o desastre seja esquecido".
O plano, já protocolado nos órgãos ambientais e nos Ministérios Públicos Estadual e Federal, contempla projetos e estudos em andamento para a recuperação da Bacia do Rio Doce. "O Principal aprendizado é que temos que trabalhar na prevenção destes desastres com legislações e fiscalizações mais rígidas. Fenômenos como esse não podem acontecer novamente".
A mineração é uma das principais atividades econômicas do Estado de Minas Gerais, que há vários anos, detém a liderança da produção mineral do país, contando com mais de 700 barragens em seu território. Diante deste cenário, a atividade minerária se caracteriza como fundamental para a economia mineira.
“Nosso Estado é um dos líderes da produção mineral do mundo, o que é importante para a geração de milhares de empregos e para a movimentação da economia. O nosso trabalho não é proibir a mineração, mas cobrar e criar legislações mais rígidas para as empresas. Coninuem contando com o meu trabalho em busca do desenvolvimento sustentável do nosso Estado", finalizou Cássio.
FONTE: ASCOM