Deputado Cássio analisa tragédia de Mariana

Publicado em 16/09/2016 - politica - Da Redação

Deputado Cássio analisa tragédia de Mariana

Na última semana, completaram 10 meses do triste episódio do rompimento da Barragem de Fundão,  da mineradora Samarco, em Mariana. Quase um ano após o desastre, os efeitos ainda são inestimáveis para as famílias e para o meio ambiente. Devido a isso, o diretor-presidente da mineradora esteve na Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG) para entregar um plano de recuperação ambiental a alguns parlamentares. O deputado estadual Cássio Soares, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALMG, participou do encontro, destacando o importante trabalho realizado pela Comissão e os desafios para a recuperação das áreas afetadas.

            "Infelizmente o nosso Estado enfrentou um dos maiores desastres ambientais da história do país. O processo de averiguação é muito complexo e as cobranças necessárias estão sendo realizadas por nós. Precisamos minimizar ainda mais os danos à comunidade e ao meio ambiente, trabalhamos diariamente nesse sentido", afirmou o deputado Cássio Soares.

            O documento entregue pela mineradora à ALMG traz ações, projetos e estudos para resgate de áreas atingidas. "A vinda do diretor-presidente até a Assembleia explícita o importante trabalho de cobranças e estudos que o legislativo está fazendo em relação ao acontecimento. Continuaremos cobrando da mineradora ações para a recuperação do meio ambiente, não aceitaremos que o desastre seja esquecido".

            O plano, já protocolado nos órgãos ambientais e nos Ministérios Públicos Estadual e Federal, contempla projetos e estudos em andamento para a recuperação da Bacia do Rio Doce. "O Principal aprendizado é que temos que trabalhar na prevenção destes desastres com legislações e fiscalizações mais rígidas. Fenômenos como esse não podem acontecer novamente".

            A mineração é uma das principais atividades econômicas do Estado de Minas Gerais, que há vários anos, detém a liderança da produção mineral do país, contando com mais de 700 barragens em seu território. Diante deste cenário, a atividade minerária se caracteriza como fundamental para a economia mineira.

            “Nosso Estado é um dos líderes da produção mineral do mundo, o que é importante para a geração de milhares de empregos e para a movimentação da economia. O nosso trabalho não é proibir a mineração, mas cobrar e criar legislações mais rígidas para as empresas. Coninuem contando com o meu trabalho em busca do desenvolvimento sustentável do nosso Estado", finalizou Cássio.

FONTE: ASCOM