Publicado em 26/08/2016 - politica - Da Redação
O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Cássio Soares, esteve na Cooperativa Regional dos Cafeicultores de Guaxupé (Cooxupé) durante a visita de Blairo Maggi, Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e de lideranças do setor cafeeiro para conhecer o processo de produção de café e discutir os desafios da área.
A Cooxupé é a maior cooperativa de café do mundo, contribuindo diretamente para o desenvolvimento da economia na região sul de Minas. "Cooperativas como a Cooxupé são fundamentais para o desenvolvimento do setor e para a geração de empregos. Devido a isso, a política cafeeira merece todo o nosso cuidado como representante da população, defendendo ações que auxiliem no desenvolvimento da área", avaliou o deputado Cássio.
A Cooperativa possui mais de 12 mil cooperados, sendo que aproximadamente 80% são agricultores familiares. Diante deste número significativo de pequenos produtores que necessitam de auxilios governamentais, muitos enfrentam dificuldades em processos de licenciamento ambiental. A expectativa é que este problema seja minimizado pela Lei 21.972/2016 de autoria do deputado Cássio. A normativa facilita o licenciamento a partir do estabelecimento de prazos para a apresentação da documentação pelo produtor e para a análise do processo pelo órgão licenciador.
"A desburocratização e agilidade no processo de licenciamento ambiental é uma importante demanda dos produtores rurais, tenho certeza que a lei será importante para resolvermos este problema", afirmou Cássio.
A Lei deve auxiliar o crescimento do ramo cafeeiro que contribui diretamente para o agronegócio que, segundo dados do IBGE, apresentou crescimento de 1,8% no PIB de 2015. "Trabalhamos muito para que as politicas públicas incentivem os nossos agricultores e viabilizem os negócios, o que favorece a economia do Estado e a nossa população. Continuarei trabalhando para o desenvolvimento do agronegócio no Estado", finalizou o deputado.
FONTE: ASCOM