Deputado Cássio Soares cobra Casa do Menor em Passos

Publicado em 27/04/2016 - politica - Da Redação

Deputado Cássio Soares cobra Casa do Menor em Passos

O deputado estadual Cássio Soares cobrou novamente do Estado medidas que coloquem em funcionamento a Casa do Menor de Passos. O pedido aconteceu na Audiência da Comissão de Segurança Pública que aconteceu na segunda-feira, 25 de abril, em Guaxupé. A crescente participação de crianças e adolescentes em atos infracionais e a necessidade de criação de um centro regional de internação foram os principais temas abordados no evento.

Em Passos, o projeto da Casa do Menor existe há quase quatro anos, foi orçado em mais de R$ 1 milhão e propõe atender a cerca de 40 jovens infratores. Após vários problemas para a finalização da obra, outro problema: a lentidão para contratação de profissionais e da abertura de licitações para compra de móveis atrasam o início das atividades no local.

O deputado Cássio Soares afirmou que vem lutando há muito tempo para que o espaço entre em funcionamento. “No ano passado, solicitei ao governo de Minas um planejamento para a contratação de agentes e para abertura de licitações para a compra de móveis, mesmo antes do término da obra. A falta de planejamento tem deixado a nossa região ainda mais vulnerável à criminalidade”, destacou Cássio na reunião.

No último mês, o assassinato do então presidente da OAB de Passos, Dênis Provenzani, chamou a atenção da população. Na investigação, a Polícia Civil concluiu que o acusado é menor de idade, um perfil de criminoso que é muito comum no município. Segundo a Polícia, 70% dos crimes que ocorrem em Passos têm envolvimento de jovens infratores.

De acordo com Cássio, com o início das atividades o centro vai tirar das ruas os menores que vêm praticando os crimes. “Temos lá um espaço finalizado, mas sem utilização, e uma necessidade urgente de criar essas vagas no Centro. As unidades mais próximas estão todas lotadas sem condições de vagas", afirmou o deputado.

Apesar de acreditar e trabalhar pela criação de vagas de internação para menores infratores, Cássio Soares garante ser necessário um trabalho preventivo, o que explica ser mais importante para mudar esse cenário. "Se não trabalharmos na prevenção, vamos construir cadeias e centros Socioeducativos que estarão sempre cheios e os índices continuarão crescentes. Nossas crianças precisam de educação de qualidade, de condições que lhes garantam a escolha de um caminho distinto ao do crime. Precisamos trabalhar na base", finalizou Cássio.

FONTE: ASCOM