Deputado Cássio Soares e a inauguração da Casa do Menor em Passos

Publicado em 05/02/2017 - politica - Da Redação

Deputado Cássio Soares e a inauguração da Casa do Menor em Passos

A Unidade Socioeducativa de Passos, a conhecida “Casa do Menor”, está concluída deste o mês de dezembro de 2015, mas entravará em funcionamento somente nos próximos meses. Isto devido a impasse envolvendo a empresa a ser definida para participar uma “cogestão”. O deputado estadual Cássio Soares vem acompanhando todo o processo e prestou importantes esclarecimentos à nossa reportagem.
O parlamentar manifestou sua preocupação e atuação no sentido de melhorar as condições de segurança pública em toda a região. Neste contexto, está a Casa do Menor, que é um centro de socialização de adolescentes infratores. O funcionamento está previsto para acontecer em Passos, mas com atendimento regional. Hoje, comentou, o envolvimento de menores na criminalidade é um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade. Principalmente, considerando a falta de lugar adequado para a internação desses menores.
Cássio Soares comentou que a polícia apreende o menor envolvido na prática de um crime. Porém, sem lugar para ser colocado, o Juiz coloca este menor em liberdade. Com isso, agravando o problema de criminalidade e insegurança pública. Por este motivo, está empenhado para que o impasse administrativo envolvendo a Casa do Menor seja superado o mais breve possível.
O deputado estadual esclareceu que a Casa do Menor está concluída “fisicamente”. Porém, está em processo de licitação uma associação parceira para fazer a administração da unidade. Isto com o devido treinamento dos agentes socioeducativos, psicólogos, assistentes sociais, professores e outros profissionais. Com isso, sendo possível trabalhar a ressocialização dos adolescentes infratores. O processo de licitação está em andamento, com previsão de breve desfecho e expectativa de início de funcionamento da unidade no final do mês de março ou início de abril.
O parlamentar contou que tem mantido contatos com alguns Juízes, Promotores, delegados e policiais militares. Tem conhecimento, portanto, que todas essas autoridades tem aguardado ansiosamente o início do funcionamento da Casa do Menor. Até por ser considerado o instrumento final do processo de reeducação dos menores infratores. Quando o Juiz não tem a vaga disponível, não tem o que fazer, sendo obrigado legalmente a dar a ordem de soltura deste menor infrator.
O deputado garante que o estado está empenhado em solucionar o impasse administrativo na Casa do Menor. Mas houve muita morosidade e desencontro no processo, que já devia ter sido concluído há mais tempo. Deixando a lamentação de lado, manifesta sua confiança de que o processo está chegando ao fim. O estado é o grande responsável para que esta conquista aconteça de forma efetiva.
Cássio Soares relatou que está acompanhando de perto cada movimentação do processo licitatório para que a população não tenha prejuízos maiores. Além de tudo, vem cobrando junto ao governo do estado o aumento do efetivo das polícias Civil e Militar. “Não vamos admitir a nossa população ficar refém de bandido. Queremos a paz, dignidade e tranquilidade das famílias dos municípios do Sudoeste de Minas Gerais”, falou. O deputado ainda defende maiores investimentos em educação como forma de evitar problemas no futuro.