Publicado em 29/04/2016 - politica - Da Redação
Mais investimentos para a educação dos jovens, a revitalização de presos, e a adoção de práticas preventivas que visam a redução da criminalidade. Estes foram os principais pontos defendidos pelo deputado estadual Cássio Soares na segunda-feira, 25 de abril, em Audiência da Comissão de Segurança Pública que aconteceu em Guaxupé.
Os principais temas discutidos na reunião, foram a participação de crianças e adolescentes em atos infracionais em Guaxupé e a necessidade da construção de um centro regional de internação na região.
No município, o índice de criminalidade aumentou muito nos últimos anos. De acordo com o comandante da 20ª Companhia da PM, Gilson de Oliveira Wenceslau, comparando o atual período de 2016 com o mesmo de 2015, houve aumento de 196% no índice.
O deputado Cássio Soares destacou que é a favor da construção de centros de detenção e internação para menores infratores. Para ele, essa é apenas uma das medidas para minimizar o problema. "Em 2008, quando eu era subsecretário de Defesa Social do Estado, Minas Gerais possuia em torno de 25 mil presos. Agora, 8 anos depois, esse número já ultrapasssa os 58 mil. Mesmo com mais detentos, a criminalidade continua aumentando em nosso Estado", afirmou o deputado.
Cássio acredita ser necessária a repressão dos criminosos, tendo em vista a necessidade do combate à violência, porém o trabalho preventivo é importante para mudar esse cenário. "Se não trabalharmos na prevenção, vamos construir cadeias que estarão sempre superlotadas e os índices continuarão crescentes. Nossas crianças precisam de educação de qualidade, de condições que lhes garantam a escolha de um caminho distinto ao do crime. Precisamos trabalhar na base", disse o parlamentar.
Durante a reunião, o parlamentar aprovou juntamente com outros deputados diversos requerimentos para que responsáveis no Estado, na União, no Congresso Nacional e no Judiciário tomem providências para que o combate da criminalidade em Guaxupé e toda a região seja realmente efetivo.
FONTE: ASCOM