Deputado Emidinho Madeira firma parceria forte para a Agricultura

Publicado em 01/04/2015 - politica - Da Redação

Deputado Emidinho Madeira firma parceria forte para a Agricultura

Secretaria de agricultura, agropecuária e abastecimento e a Emater se colocam a disposição do deputado para a construção de políticas públicas voltadas para o café e para o produtor rural.

Na quinta-feira (26/03), o deputado estadual Emidinho Madeira foi mais uma vez em busca de apoios na área da agricultura e de programas que beneficiem os produtores rurais. Emidinho se reuniu com o Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), João Cruz e mais tarde, participou também de uma reunião com o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Amarildo Kalil, para expôr todas as dificuldades que os cafeicultores vêm enfrentando. 

Na SEAPA, o deputado deu início a conversa e se sentiu bem à vontade, pois o secretário João Cruz, também é um produtor rural e está a par de todos os reais problemas. Aproveitou a ocasião para convidar o secretário a participar da Audiência Pública do Café que acontecerá em Nova Resende, no dia 30 de abril. "Na última safra o Brasil produziu mais de 40 milhões de sacas de café, só na minha região foram em torno de 10 milhões de sacas. O café é o bem mais precioso que temos, não podemos deixar que os produtores desistam, por isso precisamos criar políticas públicas que visem os cafeicultores e consórcios do café. É preciso que a informação chegue até o campo. O produtor rural vem enfrentando muita crise e falta de informação. Mesmo com todas as dificuldades, de uma coisa temos certeza, os homens do campo são pessoas solidárias e graças as doações deles que construímos o Hospital Regional do Câncer de Passos, ", explicou o deputado. 

O Secretário João Cruz também se disse satisfeito com o encontro e em receber um deputado que está firme nessa luta. Contou que vem aí muitas novidades e projetos voltados para o café e afirmou que já repassou algumas propostas desse tema para o Governador Pimentel, onde teve carta branca para dar início."Hoje, como secretário de agricultura, pecuária e abastecimento, vejo que o meu primeiro e principal cliente é o produtor rural, minha atenção tem de estar voltada para ele. Sei que as reclamações são as mesmas desde muito tempo, que é a falta de infraestrutura das estradas, a segurança nas fazendas e o abandono das políticas públicas. Tenho um compromisso muito grande com todo esse povo. Hoje fechamos uma excelente parceria, podem contar comigo", afirmou João.

 Dentre as propostas ainda em planejamento, o Secretário João Cruz apresentou para o deputado alguns projetos a serem implantados pela SEAPA, dentre eles: fazer um levantamento de preço e safra do café, junto ao OEC Group; Estimativa de safra do café no mundo; padrões sustentáveis, pois o lugar mais caro para produzir café é no Brasil; reduzir o custo do Certifica Minas e implantar um Marketing eficiente do café.

Para o deputado, o encontro foi muito produtivo, pois o Secretário João Cruz foi receptível a todas as ideias e se mostrou bastante preocupado com a situação enfrentada, porém muito motivado a mudar o atual cenário que o café e os seus produtores enfrentam hoje no país. Emidinho disse que esse foi um dos melhores encontros que já teve, desde o dia em que se tornou deputado. "Tive a certeza de que agora temos um governo que se preocupa em nos ajudar e acima de tudo, está disposto a fechar uma excelente parceria entre os produtores rurais e o governo estadual. Fico muito feliz em ter respostas concretas de tudo que sonhei para nós produtores. Posso garantir que encontramos a pessoa certa", expressou Emidinho.

Mais parcerias – EMATER

O deputado Emidinho Madeira se reuniu também com o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Amarildo Kalil, em busca de novas parcerias em programas e projetos voltados para o agricultor, e também uma melhor política pública na agricultura de Minas Gerais. O deputado também aproveitou a oportunidade para entregar o convite da Audiência Pública do Café em Nova Resende, 30 de abril.

Fonte: ASCOM