Deputados estaduais entregam em Brasília proposta de reforma política

Publicado em 22/09/2011 - politica - Assessoria de Comunicação

O coordenador da Comissão de Acompanhamento de Reforma Política da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB), esteve na terça-feira, 20, em Brasília. Ele, juntamente com a relatora da comissão, deputada Luzia Ferreira (PPS), e o deputado Fábio Cherem (PSL) entregaram o relatório das atividades realizadas no Estado ao relator da Reforma Política da Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS).
“Fizemos, em Minas, uma avaliação mais ponderada dos itens da reforma política. Alguns pontos foram consensuais, como o financiamento público de campanha e a permanência do voto proporcional sem coligação. O voto em lista também foi considerado por boa parte dos convidados que participaram de nossa comissão”, explicou o deputado Carlos Mosconi. A relatora Luzia Ferreira disse que Minas está otimista com a aprovação da reforma política no Congresso. “O relatório de Minas representa a voz de todos os mineiros que esperam um sistema eleitoral mais democrático e mais participativo.”
O relator da Reforma Política da Câmara, deputado Henrique Fontana, parabenizou a Assembleia Legislativa pela iniciativa. Fontana também defende muitos pontos apresentados pela “Carta de Minas”, como o financiamento exclusivamente público. “Com o decorrer do tempo, as campanhas ficam mais caras. A cada quatro anos, nós temos um aumento de gastos nas eleições de 120%.” Fontana acredita na aprovação da reforma. “Se depender de mim e dos mineiros, a reforma política será aprovada ainda este ano.”

Distrital
O deputado estadual Fábio Cherem apresentou um voto em separado, na defesa do voto distrital. Para ele, o mais importante na reforma política é fortalecer o eleitor. “Precisamos aproximar os políticos e seus representados. Acredito que se dividirmos o país em vários distritos, os eleitores poderiam acompanhar mais facilmente o trabalho dos seus representantes.”
Reuniões
Depois de sete meses de trabalho, a comissão mineira realizou 12 encontros, dois debates públicos, ouvindo 52 convidados, entre autoridades, personalidades políticas, acadêmicos, jornalistas e sociedade civil. Foi realizada ainda uma consulta pública, por meio da página oficial da ALMG, com a contribuição de 751 pessoas, durante o mês de junho.

Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)
Gabinete Parlamentar em Belo Horizonte