Deputados federais e estaduais se reúnem para debater desastre ambiental

Publicado em 17/11/2015 - politica - Da Redação

Deputados federais e estaduais se reúnem para debater desastre ambiental

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) recebeu na manhã da segunda-feira, 16, deputados estaduais e federais para debater os desdobramentos e as ações a serem tomadas para o que está sendo considerado o maior desastre ambiental da mineração brasileira, que devastou o distrito de Bento Rodrigues, próximo a Mariana, na região central de Minas Gerais. 

Na pauta da reunião, conduzida pelo presidente da Casa, Adalclever Lopes (PMDB), estava a apresentação das Comissões de parlamentares estaduais e federais envolvidas na apuração do desastre.

Participaram do encontro o deputado estadual Cássio Soares (PSD), presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da ALMG, o deputado Gil Pereira (PP), da Comissão de Minas e Energia, além dos integrantes da Comissão Extraordinária das Barragens da ALMG, presidida pelo deputado estadual Agostinho Patrus Filho (PV) e da Comissão Externa da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Sarney Filho (PV-MA). Também marcaram presença deputados federais da bancada de Minas.

O deputado Cássio Soares ressaltou a importância de trabalhos conjuntos entre os parlamentares. “É muito relevante que cada comissão da Assembleia Legislativa ofereça seus trabalhos e conhecimentos para apuração desse desastre. É um momento crítico em que toda contribuição faz a diferença”, observou. “Continuarei a cobrar de forma rigorosa o apoio da empresa às famílias e vítimas da tragédia, bem como a reparação deste imenso dano ambiental que é um dos maiores já vistos em nosso Estado e em nosso país”, completou.

Segundo o presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes, o Colégio de Líderes da ALMG optou pela criação de uma comissão extraordinária justamente para reforçar os trabalhos de apuração e investigação. Ainda segundo Adalclever, se a Comissão achar necessário, será instalada Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar o desastre ambiental.

A Comissão Extraordinária das Barragens da ALMG foi instituída na manhã desta segunda-feira, 16, com o intuito de apurar o desastre ambiental que devastou o distrito de Bento Rodrigues, além de, posteriormente, fiscalizar outras barragens. A primeira ação desta Comissão será realizada já amanhã, 17, com uma audiência pública, no Plenário, que contará também com a presença de parlamentares do Espírito Santo, estado atingido pela lama que vazou da barragem Fundão da mineradora Samarco.

A outra Comissão Extraordinária instituída, na Câmara dos Deputados, terá duas frentes de atuação. “Vamos atuar no sentido de oferecer apoio emergencial às vítimas do desastre, além de apurar os aspectos legais da obra”, observou o presidente da Comissão, deputado federal Sarney Filho. Ele ainda reforçou que a união entre as comissões e os diferentes poderes é uma ação inovadora.

O desastre ambiental em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, já se alastrou por mais de 500 quilômetros, atingindo o estado do Espírito Santo. Inundando o Rio Doce, importante rio da região, o rompimento da barragem da mineradora Samarco deixou 11 mortos além de cerca de 400 famílias desabrigadas em Bento Rodrigues, além de ter alterado a distribuição de água em vários outros municípios, como o de Governador Valadares, cuja população ficou sem água potável durante uma semana. 

fonte: ASCOM