Deputados mais votados terão peso nas eleições municipais, diz cientista político

Publicado em 26/06/2012 - politica - Da Redação

Deputado Carlos Mosconi é o campeão mineiro de votos em termos percentuais

Os parlamentares mais votados em Minas Gerais trabalharão assiduamente na tentativa de eleger seus candidatos à prefeitura de suas localidades. Os reis do voto são cerca de 27 deputados estaduais e 23 federais. Em termos percentuais, o campeão mineiro é o deputado estadual Carlos Mosconi (PSDB), com grande votação no Sul de Minas.   Para o cientista político Rudá Ricci, o apoio de deputados pode definir as eleições em várias regiões. “Os deputados populares têm grande influência nas disputas desse ano porque, além de deter maioria dos votos nas localidades, são os interlocutores do município com os governos estadual e federal. Por isso, eles têm grande chance de eleger seus candidatos”, afirmou. 

Votação. Mosconi tem cerca de 84% dos votos nominais de Andradas; 61%, de Espírito Santo do Dourado; e 45% dos votos nominais de Poços de Caldas. Além disso, também é o mais votado na microrregião de Poços de Caldas, formada por 13 municípios, como Albertina, Inconfidentes, Caldas, Bandeira do Sul e Santa Rita de Caldas. De acordo com Rudá, Mosconi é um parlamentar que pode influenciar decisivamente nas eleições desse ano por sua história e força política. Mosconi já foi eleito deputado federal quatro vezes, foi secretário de Estado de Assuntos Municipais no governo Eduardo Azeredo, e é pela segunda vez deputado estadual.
O deputado estadual Doutor Viana (DEM) também é outro nome da lista dos mais votados. Ele teve entre 50,2% e 57,9% dos votos válidos (nominais mais de legenda) de oito municípios de Minas; e o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), 51,3% a 66,9% de votos válidos de cinco cidades. Entre os federais, fazem parte da lista os deputados Toninho Pinheiro (PP), 51,9% a 65,7%; Rodrigo de Castro (PSDB), 51,8% a 53,1%; e Marcus Pestana (PSDB), 52,9% e 61,3%.

Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4 /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Tabela normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:"Times New Roman"; mso-fareast-theme-font:minor-fareast; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin;} Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)