Publicado em 09/04/2014 - politica - Da Redação
Na segunda-feira (07/04), 17 secretários estaduais tomaram posse no Governo de Minas. O presidente da Comissão de Saúde da ALMG, deputado Carlos Mosconi (PSDB), participou do evento para parabenizar os oito novatos e os outros nove que já integravam o primeiro escalão do governo Antonio Anastasia. O evento ocorreu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, com a presença de várias autoridades mineiras.
A pasta da Saúde agora é comandada pelo ex-secretário-geral da Mesa da ALMG, José Geraldo Prado. Para Mosconi, o novo governador Alberto Pinto Coelho já demonstra, em seu primeiro ato político, a responsabilidade de quem dará continuidade aos mesmos princípios éticos adotados por Aécio-Anastasia.
“Os nomes escolhidos são altamente capacitados para exercerem o secretariado mineiro. Alberto demonstra o compromisso que ele tem com os mineiros e o zelo pela saúde pública, nomeando José Geraldo para lutar em prol de um atendimento médico de qualidade para todo o Estado”, disse Mosconi.
Foram reempossados Danilo de Castro (Secretaria de Estado de Governo), Maria Coeli Simões Pires (Casa Civil e Relações Institucionais), Renata Vilhena (Planejamento e Gestão), Leonardo Colombini (Fazenda), Rômulo Ferraz (Defesa Social), Ana Lúcia Gazzola (Educação), Eliane Parreiras (Cultura), Nárcio Rodrigues (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) e Tiago Lacerda (Turismo e Esportes).
Novatos – Além de José Geraldo, na Saúde, outros sete exercem o cargo no Governo pela primeira vez. O novo secretário de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social é Eduardo Bernis, ex-presidente da Associação Comercial de Minas Gerais (ACMinas). O ex-procurador-geral do Estado Alceu Torres Marques é o novo titular do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. O novo secretário de Desenvolvimento Econômico é Rogério Nery Silva, vice-presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais (Federaminas).
Três secretários-adjuntos foram alçados ao comando de suas respectivas pastas. São eles: Alencar Santos Viana Filho (Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana), André Luiz Coelho Merlo (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e Fabrício Sampaio (Transportes e Obras Públicas). Na Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas foi empossado Raimundo Benoni Franco, ex-ouvidor da Cemig.
Foram empossados, na mesma solenidade, oito dirigentes de órgãos e instituições do Estado. São eles Custódio Mattos (Secretaria-Geral da Governadoria), Roney Luiz Torres da Silva (Advocacia-Geral do Estado), Júlio César Esteves (Controladoria-Geral do Estado), André Barrence (Escritório de Prioridades Estratégicas), Oliveira Santiago Maciel (Chefia da Polícia Civil), coronel Sílvio Antônio Melo (Corpo de Bombeiros), coronel Alex de Melo (Gabinete Militar) e o coronel Márcio Sant’Ana (Polícia Militar).
Fonte: ASCOM / Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)