Dilma responde Mosconi sobre o preço do café

Publicado em 07/06/2013 - politica - Da Redação

Em resposta ao ofício do deputado Carlos Mosconi (PSDB) sobre o preço mínimo do café, a presidente Dilma Rousseff informou que o documento foi encaminhado ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, devido à natureza do assunto. Além disso, outra cópia foi enviada à Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

Mosconi enviou para Dilma o ofício no dia 23 de maio, logo após a publicação do reajuste da saca de café, no Diário Oficial da União. O parlamentar manifestou desapontamento pelo valor estabelecido de R$ 307 para a saca de 60 quilos. De acordo com ele, o preço médio da produção de uma saca é de cerca de R$ 350.

“Esse valor estabelecido pode trazer sérias consequências para a cafeicultura do Sul de Minas, comprometendo a renda dos produtores, a geração de emprego e o fornecimento de insumos”, lamentou Mosconi. O preço do café não era reajustado desde 2009. O novo valor é válido de maio de 2013 até março de 2014.

Minas Gerais é o estado brasileiro que mais produz café no país, cerca de 50% do total. O Sul do estado é o mais importante centro de produção de café do Brasil. A região responde, em média, a 30% da produção brasileira de café.

Texto: Janaina Massote - Assessora de Imprensa do dep. Carlos Mosconi (PSDB)