Publicado em 25/11/2013 - politica - Da Redação
Espaço irá resgatar a memória do Parlamento Mineiro e proporcionar à população uma viagem no tempo por meio de documentos históricos
Para a inauguração do espaço, estarão presentes deputados da atual legislatura e ex-parlamentares. Autoridades, servidores aposentados e da ativa também comparecerão ao evento, além do governador Antonio Anastasia (PSDB), o senador Aécio Neves (PSDB-MG), o ex-presidente da ALMG, José Santana (que será o orador oficial do evento), e a cantora Fafá de Belém, que cantará o Hino Nacional na abertura da solenidade.
Segundo o presidente do Parlamento Mineiro, o Memorial possibilita ao cidadão conhecer sua própria história e, assim, ser motivado a participar ainda mais do cotidiano político de Minas Gerais. Dinis Pinheiro acredita também que o Memorial é uma das ações para que a Assembleia seja verdadeiramente a casa de diálogo e participação do cidadão, motivando-o, por meio do conhecimento histórico, a ajudar na construção dos próximos capítulos da história de Minas. “Não há como cobrar do cidadão uma maior participação popular sem antes apresentá-lo à história da Assembleia e explicar o porquê do legislativo de Minas ser como é. Esse é mais um importante passo para a interlocução desta casa com os mineiros “, avalia.
Ao visitar o Memorial, o cidadão entrará em contato com a história política do estado por meio de vídeos, fotos, objetos, além de outros recursos multimídia. Haverá novidades com relação à internet, tornando-o mais interativo. Pelo computador, será possível ter acesso ao acervo documental do Memorial, além das obras de arte. O visitante poderá também tirar fotos, que serão expostas em tempo real em um painel, havendo a possibilidade de receber essas fotos em um e-mail.
A visita ao Memorial será baseada em quatro módulos. A primeira delas, nomeada “Legislativo Mineiro na História”, tem como função traçar a origem da Assembleia, voltando ao ano de 1835, época do Primeiro Império Brasileiro e do Período Regencial, quando foi instituída a Assembleia Provincial, em Ouro Preto, iniciando assim a história do legislativo no estado. A “Assembleia de Minas e sociedade civil”, segundo módulo do Memorial, destaca o diálogo entre o Parlamento estadual e a sociedade civil. Serão apontados movimentos sociais importantes, como a formulação da Constituição Estadual de 1989, quando sugestões populares foram integradas ao projeto final.
Os outros dois módulos são: “Atuação parlamentar” e “Parlamentares mineiros”. O primeiro deles retrata o trabalho de um deputado, além de suas ações e importância para o funcionamento da democracia e do bem-estar social. O quarto módulo, por fim, descreve a trajetória política dos parlamentares mineiros durante o período republicano.
O Memorial da Assembleia de Minas funcionará de terça a sexta-feira, das 9 às 18 horas. Aos sábados, domingos e feriados, o atendimento será das 10 às 16 horas. No sábado, às 14 horas, e nos domingos e feriados, às 10 horas, o Memorial disponibilizará visitas guiadas a outros salões do Palácio da Inconfidência que possuem relação com a história do Parlamento de Minas. Para visitar o Memorial nos finais de semana não há necessidade de agendamento prévio.
SERVIÇO:
Inauguração do Memorial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais
Local: andar térreo do Palácio da Inconfidência
Data: 28/11/2013
Horário: 19h30
Fonte: Assessoria de Comunicação