Eleições municipais terão mudanças radicais e complexas

Publicado em 09/07/2016 - politica - Da Redação

Eleições municipais terão mudanças radicais e complexas

O deputado estadual Arnaldo Silva, vice-presidente estadual do PR, participou do Encontro Regional do Partido da República que aconteceu em Muzambinho no dia 01 de julho. A liderança explicou que o PR de Minas vem se preparando desde o início do ano para o enfrentamento das eleições municipais.

Neste sentido, o trabalho do PR de Minas tem como foco aproximar cada vez mais o partido da sua base eleitoral. Para ele, os partidos se distanciaram muito e perderam a identidade. Hoje, quase todos os partidos estão nivelados numa mesma plataforma sem se apresentar ao eleitor de forma pragmática e programática. Fazendo com que o eleitor possa identificar no partido uma tendência e propostas objetivas.

Através de um trabalho interiorização, já foram realizados vários encontros em cidades de menor porte por toda Minas Gerais, tirando o foco das grandes cidades. Desta forma, fazendo a interlocução com todas as lideranças regionais do partido.

Desta vez, Muzambinho foi escolhida para sediar o Encontro Regional porque o PR tem tradição e grupo de apoio na cidade. O município também facilitou a mobilização estratégica na região Sudoeste. Prova disso, foi a participação de representantes de várias cidades do entorno e até mais distantes.

MUDANÇA RADICAL - O deputado Arnaldo confirmou uma eleição municipal bastante complexa devido à mudança radical no processo eleitoral. Vale lembrar o encurtamento do prazo da eleição, além das modificações na área de prestação de contas, proibição de doação das pessoas jurídicas, fato que vai criar confusão e reduzir a possibilidade de investimentos financeiros nas campanhas eleitorais. Mudanças significativas também foram feitas quanto à propaganda, inclusive com grande restrição. “Esta eleição é diferente de todas as demais”, disse.

Quanto à realidade financeira dos candidatos, o deputado acredita na possibilidade de que a eleição se acomode no sentido da busca do voto legítimos através do diálogo, trabalho, reuniões e acesso ao eleitor pelas vias de comunicação que a legislação permite. Ou seja, tirando a preponderância financeira que sempre existiu nos processos eleitorais. Neste contexto, prevê problemas para quem decidir não obedecer a legislação. Todos os escândalos, como Mensalão e Petrolão, estão vinculados ao financiamento de campanha. “A mudança atinge o eleitor, os candidatos e os partidos políticos. Vamos viver uma realidade, talvez dura agora, mas que será melhor no futuro”, avisou.

 GOVERNO DE MINAS - Quanto à realidade vivida em Minas Gerais, devido às denúncias que envolvem o governo Fernando Pimentel, o deputado esclareceu que o conhecimento dos fatos ocorre somente através da imprensa. Até porque não existe processo público ou na Assembleia Legislativa. O processo judicial tramita em segredo de justiça e corre no STJ - Superior Tribunal de Justiça, em Brasília/DF.

Mas o deputado Arnaldo confirmou que as notícias são preocupantes. O próprio inquérito da Polícia Federal, que gerou denúncia pelo Ministério Público Federal, demonstra que há elementos que possam conduzir a um processo de natureza muito grave. E que pode gerar o afastamento do governador do seu cargo. Uma decisão deve ocorrer na sessão marcada para o dia 01 de agosto, se o eventual afastamento do governador pode ocorrer através da Assembleia Legislativa ou pelo Tribunal de Justiça. Para o deputado, a regra é de exceção e a decisão deveria ocorrer através da Casa Legislativa, pois estão em jogo a soberania popular.