Publicado em 15/04/2015 - politica - Da Redação
Através de um requerimento do deputado estadual Emidinho Madeira (PTdoB), a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizará uma audiência pública em Nova Resende para discutir a criação do Consórcio Regional para o Desenvolvimento do Café no Sul e no Sudoeste do Estado e promover o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cafeicultura.
A proposta, do vice-presidente da comissão, deputado Emidinho Madeira, é olhar para o produtor rural, classe que não tem benefícios e que precisa ser lembrado. "Nós não somos nada sem as coisas que o homem do campo produz. Quando o café vai mal na nossa região, tudo vai mal. Estamos mobilizando para criação de consórcio no intuito de fortalecer a cafeicultura mineira, sobretudo com ações de marketing", lamentou.
Como justificativa para a audiência, o deputado acredita que a criação do consórcio é de extrema importância, pois a atividade gera 10 milhões de empregos diretos e 40 milhões de empregos indiretos no Brasil, e que as regiões Sul e Sudoeste de Minas são referência no País como polos de produção de café. "Em 2014, a produção brasileira de café foi de 45,3 milhões de sacas, das quais 22,6 milhões só de Minas Gerais, representando 49% da produção brasileira. No Sul, Sudoeste e Centro-Oeste do Estado, foram produzidas 10,8 milhões de sacas (49% da produção do Estado)". afirma Emidinho.
Já estão confirmados para participar da audiência em Nova Resende, o Secretário de Governo, Odair Cunha, o Secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, João Cruz, os deputados da comissão Fabiano Tolentino e Nozinho, o deputado Rogério Correia e entidades públicas.
O deputado Emidinho Madeira convida a todos para participarem dessa importante conquista para o homem do campo.
|
Audiência Pública do Café
Dia: 30 de abril de 2015 – 13 horas Rua Major Francisco Anacleto, 523 – Centro – Nova Resende |
FONTE: ASCOM