Empenho de Arantes resulta na liberação de verba para escola de Arcos

Publicado em 14/10/2015 - politica - Da Redação

Empenho de Arantes resulta na liberação de verba para escola de Arcos

Yolanda Jovino Vaz" passará por reforma orçada inicialmente em R$ 145 mil, mas que deverá serreajustada

A primeira escola do município de Arcos – MG está completando 80 anos de atividade. Como presente, receberá uma verba orçada inicialmente em R$145 mil reais do governo para a revitalização da pintura do prédio, do piso, do telhado, da parte elétrica e hidráulica, e na acessibilidade. Como o recurso demorou para ser liberado, a planilha de custos terá que ser atualizada pelo Departamento de Obras Públicas (DEOP-MG), encarregado da reforma.

O deputado estadual Antônio Carlos Arantes comemorou a notícia. "Há tempos que venho cobrando junto ao Deop a liberação desta obra. A coisa não andava porque, por se tratar de um prédio histórico, a parte da frente já havia sido inventariada. Isso significa estar a um passo do tombamento. Quando a gente pensa que isso vai ajudar, a coisa só se complica, mas felizmente conseguimos, embora o valor saia defasado", observou.

A Escola Estadual Yolanda Jovino Vaz abriga 650 alunos nos anos iniciais do ensino fundamental. Para o diretor Hélio Borges é a realização de um sonho. "Há tempos que esperamos por esta reforma. Arcos cresceu em volta desta escola e sua importância tanto histórica, quanto educacional é muito grande. Vai ser um prazer ver a escola toda arrumadinha, limpa e agradável, pronta para receber nossos alunos", ressaltou.

O diretor Hélio Borges fez questão de agradecer ao deputado Arantes. "A gestão do deputado Antônio Carlos junto ao governo estadual para a liberação destes recursos foi de fundamental importância. Foi ele quem assumiu essa luta por nós. Somos eternamente gratos ao deputado", concluiu.

 

Reivindicação antiga 

No dia 24 de agosto passado o deputado Antônio Carlos Arantes usou a tribuna do plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para cobrar a liberação dos recursos. "Faço questão de participar neste momento da reunião conjunta das comissões de Educação, Ciência e Tecnologia, e da Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização. A reunião é para debater a restauração de uma escola estadual de Sabará, mas quero aproveitar este momento para cobrar do Deop-MG a restauração da Escola Estadual Yolanda Jovino Vaz, de Arcos, Minas Gerais. A escola está em processo de tombamento pelo patrimônio histórico e, em vez disso ajudar, parece que está é atrapalhando", alertou na época.

O Deop - MG ainda não tem previsão de quando a reforma do prédio começará.

FONTE: ASCOM / Texto e foto: JC Junot