Esperança de segundo turno move campanha de Pimentel

Publicado em 18/09/2018 - politica - Da Redação

Esperança de segundo turno move campanha de Pimentel

A menos de 20 dias para a eleição, nos bastidores da campanha do governador de Minas e candidato à reeleição, Fernando Pimentel (PT), militantes convivem com dois sentimentos: esperança e preocupação. Além do curto tempo para a disputa, a equipe petista vê o principal adversário no pleito, o senador Antonio Anastasia (PSDB), com 12,6 pontos de vantagem.

De acordo com a pesquisa DataTempo/CP2 divulgada na edição desta segunda-feira (17) em O TEMPO, Anastasia venceria o pleito ainda no primeiro turno por maioria absoluta. Nesse cenário, a vitória se daria porque o número registrado pelo tucano na amostragem é maior do que a soma dos índices dos demais postulantes. Os outros oito candidatos somaram, juntos, 29,6% dos votos. Pimentel teve 18% das intenções de voto.

“Estamos lutando para levar a eleição para o segundo turno e, mesmo assim, sabemos que será difícil”, afirmou uma fonte interna da campanha, que pediu para não ser identificada. Outro interlocutor da chapa também garantiu que o foco é o segundo turno, e a expectativa é o crescimento de votos em outros postulantes. “Estamos torcendo para que o candidato que está em terceiro lugar cresça um pouco para garantir o segundo turno. Assim, teremos um pouco mais de tempo para trabalhar por uma possível vitória”, contou.

Virada. Outra ala da campanha acredita no crescimento de Pimentel e que as eleições ainda não estão definidas. “O percentual de indecisos chama atenção, próximo dos 20%. A eleição em Minas é um dos pleitos estaduais com o maior número de indecisos do país. O resto é uma questão de tempo. O voto antipetista já está inteiro com o Anastasia”, analisou um interlocutor.

A fonte afirmou que os votos do campo de esquerda ainda não foram para Pimentel. “Isso se dá pelo baixo recall que o governo tem. Mas, quanto mais o Pimentel mostra suas realizações, mais esse voto de esquerda vai colar nele”, disse.

Segundo outro interlocutor, ao estratificar as pesquisas internas, é possível concluir que os eleitores que ainda não decidiram seu candidato têm o perfil similar ao do eleitor tradicional de esquerda. “Eles são de baixa renda, baixa escolaridade e estão concentrados no interior. A tendência é que os indecisos migrem em maior proporção para Pimentel. Só não o fizeram ainda porque estão desinteressados, não viram propaganda”, afirmou.

Ele ainda destacou a importância da presença do candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, nas agendas do governador em Minas. “O Haddad vai crescer muito ainda, puxando o Pimentel com ele”, garantiu.

Agenda

Compromissos. Nesta terça-feira (18), o governador e candidato à reeleição Fernando Pimentel (PT) grava programa eleitoral de TV e rádio pela manhã. À tarde, o petista cumpre agenda de governo.

Fonte: O Tempo