Publicado em 17/03/2016 - politica - Da Redação
A Polícia Civil de Minas Gerais vai contar com 95 novos peritos criminais e 34 médicos legistas em sua equipe. A nomeação dos profissionais, veiculada na edição de sábado, 12 de março, no Diário Oficial de Minas Gerais, reafirmou propostas do Governo de Minas Gerais para a melhoria e ampliação do quadro da carreira. Essa foi uma demanda apontada há cerca de nove meses pelo deputado estadual Cássio Soares. Até então, o estado apresenta uma baixa no número destes especialistas que pode ser minimizado com as nomeações.
Em junho do ano passado, o deputado protocolou na comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, um pedido para que cada Comarca do Estado passasse a ter pelo menos um médico legista. “Essa ainda não será a solução definitiva, mas os novos peritos e legistas irão diminuir o grande problema que é enfrentado atualmente. Solicitei ao governo que faça a distribuição em cidades com maior deficiência, como o caso de Passos e outras da região”, afirma Cássio.
Para o parlamentar, a contratação dos novos especialistas da Polícia Técnico Científica (SPTC) da Polícia Civil pode amenizar o problema que é nítido em todo o Estado. Mesmo assim, como ressalta, irá continuar o trabalho para que novas nomeações ocorram e todas as Comarcas recebam estes profissionais. “Além da insuficiência de profissionais, a distância entre os municípios trazem prejuízo à investigação conduzida pela Polícia Civil para determinar a causa da morte e geram angústia demasiada às famílias que aguardam por várias horas a liberação do corpo de seu familiar falecido para providenciar o funeral”, destacou o deputado. Cássio também solicitou o encaminhamento do pedido de providências à Secretaria de Estado de Defesa Social e à Polícia Civil.
O médico legista é o profissional da área da saúde que recebe treinamentos específicos para poder realizar perícias e autópsias. Tanto um quanto outro não são feitos apenas para fins criminalísticos, ou seja, não estão apenas ligados à resolução de delitos e violações. Tendo em vista a importância desse profissional, o requerimento apresentado pelo deputado Cássio Soares, e agora aprovado permitirá melhores condições para a Polícia Civil do estado, além de catalisar uma melhoria no atendimento à população mineira. Sendo assim, a expectativa é que os novos funcionários assegurem mais rapidez na produção de provas objetivas para o inquérito policial, contribuindo para a eficácia e qualidade das investigações policiais.
FONTE: ASCOM