Fernando Pimentel anuncia primeiro curso de medicina da Uemg em Passos

Publicado em 03/07/2015 - politica - Da Redação

Fernando Pimentel anuncia primeiro curso de medicina da Uemg em Passos

O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, anunciou nesta sexta-feira (3/7), durante a cerimônia de instalação do Fórum Regional de Governo – Território Sudeste, em Passos, a implantação do primeiro curso de Medicina da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) e a retomada das obras do Centro Socioeducativo do município. O governador assinou ainda despacho governamental relativo ao concurso público para o provimento de 1.500 vagas para o cargo de soldados do quadro de praças da Polícia Militar de Minas Gerais. Destes, 90 atenderão ao município de Passos.
“Tenho a maior alegria em poder anunciar o primeiro curso público de Medicina da Uemg. Fico emocionado com a alegria que senti aqui”, afirmou o governador. A instalação do curso foi devidamente analisada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que constatou sua viabilidade acadêmica, econômica e social. O Estado também fechou parceria com a Santa Casa da cidade, que funcionará como hospital laboratório do curso.
Ainda segundo Pimentel, as obras do Centro Socioeducativo estão previstas para serem retomadas até o final do ano. “Estamos em um aperto financeiro gigantesco, um déficit de R$ 7 bilhões, mas já pagamos quase R$ 500 milhões que faltavam de obras. Até o final do ano, retomaremos todas”, assegurou.
Participação popular
O governador destacou, durante seu pronunciamento, o esforço, ao longo desses seis meses de mandato, para mudar o modo de governar o Estado, com base na participação popular efetiva. Nesse caminho, uma das maiores ações é justamente a instalação dos 17 Fóruns Regionais de Governo até o mês de agosto.
“Isso é só o começo. Não deu tempo de fazermos tudo. Nesses seis meses, nós mudamos a atitude do governo, olhando nos olhos de vocês. Se existem problemas, vamos construir as soluções juntos. Podem se preparar: vocês verão muitas vezes essa turma que está aqui hoje”, comentou.
O secretário de Estado de Governo, Odair Cunha, destacou a importância da participação popular na construção de políticas públicas. “Nós vamos fazer com que os membros do governo se encontrem sistematicamente. O problema de um cidadão é o problema de todo o governo. O objetivo dos fóruns é transformar a participação popular em metas de governo”, comentou.
Este é o quarto fórum instalado pelo Governo de Minas Gerais no Estado. Os outros três foram em Montes Claros, Araçuaí e Teófilo Otoni. Participaram do evento secretários de Estado de Governo, deputados estaduais e 25 prefeitos da região, além de líderes comunitários e representantes da sociedade civil.

Fóruns Regionais de Governo
O Fórum Regional de Governo – Território Sudoeste, abrange 34 municípios distribuídos em três microterritórios (Passos, Guaxupé e São Sebastião do Paraíso). Esses grupos de trabalho têm por objetivo incluir a participação popular na elaboração, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas regionalizadas.
Neste primeiro ano, os Fóruns têm como meta principal o levantamento de prioridades de cada território, para que os dados possam orientar a elaboração do Plano Plurianual de Ações Governamentais (PPAG) e do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI). Com esta agenda inicial encerrada, a partir de 2016 os Fóruns seguem como um canal de constante diálogo com a sociedade civil.
A agenda dos Fóruns está sendo disponibilizada no site www.forunsregionais.mg.gov.br. O usuário deverá informar o nome de sua cidade e assim ter acesso às informações sobre os Fóruns de seu território. Outras informações poderão ser obtidas através do e-mail forunsregionais@governo.mg.gov.br.

Municípios integrantes do Território do Sudoeste: Alpinópolis, Alterosa, Arceburgo, Bom Jesus da Penha, Capetinga, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Cássia, Claraval, Conceição da Aparecida, Delfinópolis, Doresópolis, Fortaleza de Minas, Guaranésia, Guaxupé, Ibiraci, Itamogi, Itaú de Minas, Jacuí, Juruaia, Monte Belo, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Nova Resende, Passos, Piumhi, Pratápolis, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Pedro da União, São Roque de Minas, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, Vargem Bonita

Fonte: Portal do Governo de Minas Gerais