
O petista Fernando Pimentel foi empossado na manhã desta quinta-feira (1º) como governador do Estado. A solenidade ocorreu na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), onde o político firmou compromisso constitucional de posse. Além de Pimentel, o vice Antônio Andrade (PMDB) também assumiu o cargo.
Como de praxe, antes de se tornar governador e vice, Pimentel e Andrade passaram pelos Dragões da Inconfidência da Polícia Militar. No plenário da Assembleia, eles entregaram suas declarações de bens para o presidente da Casa, Dinis Pinheiro (PP), que conduziu a cerimônia. Na sequência, o novo governador fez seu discurso na tribuna da ALMG.
A posse começou por volta das 9h30, quando o rapper Flávio Renegado, músico do Alto Vera Cruz, região Leste de Belo Horizonte, cantou o hino nacional. Além de parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos e presidentes de câmaras municipais, integrantes de movimentos sociais e sindicatos prestigiaram o evento
A solenidade foi breve, uma vez que Pimentel faz questão de comparecer à posse da presidente reeleita Dilma Roussef (PT), em Brasília, marcado para às 15 horas.
O público só poderá acompanhar a cerimônia depois que Pimentel deixar a Assembleia e seguir em cortejo para a Praça da Liberdade, rumo ao Palácio da Liberdade, onde o governador receberá do antecessor Alberto Pinto Coelho (PP) o Grande Colar da Inconfidência.
É a primeira vez que o PT assume o governo de Minas, após 12 anos de hegemonia do PSDB. Fernando Pimentel foi eleito no 1º turno e recebeu 5,3 milhões de votos. Ele ficará à frente do Executivo pelos próximos quatro anos.
GastoO evento da posse está sendo organizado há pelo menos um mês, durante reuniões na Cidade Administrativa feitas pelo Cerimonial do Governador, da Superintendência Central de Eventos e Assessoria de Imprensa do Governador.
De acordo com as assessorias de imprensa do PT e do governador Fernando Pimentel, a solenidade de posse é paga exclusivamente pela atual gestão do Estado, sendo que a posse oficial na Assembleia entra no orçamento deste ano na Casa. Os valores, porém, não foram informados.
FONTE: HOJE EM DIA
