Publicado em 30/06/2017 - politica - Da Redação
Preocupado com os produtores rurais diante da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que decidiu pela cobrança do Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Funrural), causando surpresa e indignação entre os produtores rurais de todo o Brasil, o deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB), como presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), convocou uma audiência pública para debater o tema que vem gerando muita polêmica no meio.
Na próxima terça-feira (04/07/17), a partir das 14 horas, no Auditório da ALMG, representantes do setor e lideranças políticas vão se reunir para buscar saídas de forma que os produtores rurais não sejam penalizados com a decisão do STF.
Já confirmaram presença na audiência os deputados federais Carlos Melles (DEM), Marcos Montes (PSD) e Nilson Leitão (PSDB), que é o presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária; o secretário de Estado; presidentes de sindicatos de produtores rurais de várias regiões do Estado.
Todos os produtores rurais e empresas do agronegócio - independente de estarem baseados em decisões temporárias (ajuizadas ou não) - terão de recolher o imposto (Funrural) de 2,3% sobre a receita.
Ainda há dúvida se haverá ou não cobrança retroativa sobre os últimos cinco anos, período em que muitos não recolheram o Funrural baseados em decisão provisória do próprio STF. Vários setores deixaram de recolher o imposto nesse período por força de decisões judiciais e agora estão preocupados como vão ser cobrados. Existem conversas sobre a possibilidade de se refinanciar essa dívida ou mesmo de anistiar os produtores que não recolheram o imposto ao longo desses cinco anos.
“Sempre digo que quem ouve mais, acerta mais. Por isso marcamos essa audiência. Queremos ouvir o setor, representantes do governo e buscar soluções para o problema que se formou com a mudança de postura do STF”, justificou Arantes, autor do requerimento que solicitou a audiência e foi aprovado pela Comissão de Agropecuária.
SERVIÇO
Evento: Audiência Pública da Comissão de Agropecuária e Agroindústria para debater o Fundo de Apoio do Trabalhador Rural (Funrural).
Data: 4 de julho (terça-feira)
Hora: 14 horas
Local: Auditório da ALMG