Governador Anastasia empossa membros da Comissão da Verdade em Minas Gerais

Publicado em 26/09/2013 - politica - Da Redação

O secretário de Desenvolvimento Social, deputado estadual Cássio Soares participou na terça-feira, 24 de setembro da solenidade de posse dos membros da Comissão da Verdade (Covemg). Empossados pelo governador Antônio Anastasia, o grupo formado por sete integrantes, tem o objetivo de acompanhar e subsidiar a Comissão Nacional da verdade.

Antes de selecionar os integrantes, o governador ouviu entidades e pessoas ligadas aos Direitos Humanos. A escolha atende os critérios de pluralidade, além da trajetória pessoal, a diversidade de conhecimento e área de atuação.  “São nomes escolhidos criteriosamente pelo governador Anastasia. Os membros desta comissão tiveram grande atuação em defesa dos direitos humanos durante um triste período da nossa história. Foi uma boa escolha que muito irá contribuir neste trabalho”, comentou Cássio.

Os trabalhos da comissão mineira devem ser concluídos dentro de dois anos, após o início das atividades. O governador Anastasia pode prorrogar o prazo se houver necessidade.

Os nomes escolhidos são:

Alberto Carlos Dias Duarte (Betinho): Participou da luta contra o Governo Militar pelo grupo Ação Popular. Foi presidente do Comitê Brasileiro pela Anistia em Minas Gerais. Foi vereador em Belo Horizonte, corregedor-geral e ouvidor geral do município. Assessor Especial da Comissão da Verdade da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

Antônio Ribeiro Romanelli: Presidiu e defendeu, como advogado, as Ligas Camponesas de Minas Gerais. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFMG, onde foi professor. Por  causa de sua militância durante o Governo Militar, foi preso e condenado pela Justiça Militar, ficando nove anos exilado no Chile por força do Ato Institucional nº 2 (AI-2).

Carlos Vitor Alves Delamonica - Participou da luta contra o regime militar, tendo sido preso e exilado por causa de sua militância. É bacharel em Direito e mestre em Filosofia de Direito pela UFMG, sendo atualmente chefe do departamento de Direito Público da Faculdade. É vice-presidente da Comissão de Direito Administrativo e vice-presidente da Comissão da Verdade e do Memorial da Anistia Política da OAB-MG.

Emely Vieira Salazar - Formada em Psicologia pela PUC-MG, foi presa política por dois anos no Departamento de Ordem Política e Social (Dops) na Penitenciária Estevão Pinto (Belo Horizonte) e Penitenciária Linhares (Juiz de Fora). Militante da Igreja Católica foi presidente da Juventude Estudantil Católica (JEC) e vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Foi presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos.

Jurandir Persichini Cunha - Formado em Comunicação Social pela UFMG, foi membro do Diretório Acadêmico da Fafich/UFMG, do DCE/UFMG e da União Nacional dos Estudantes (UNE) de 1967 a 1971, presidente do Centro de Estudos Jornalísticos do Curso de Comunicação da UFMG em 1969 e integrante de diversos movimentos de resistência ao regime militar. Foi preso político reconhecido na Comissão do Grupo “Tortura Nunca Mais” e na Comissão de Anistia do Ministério da Justiça como o 1º caso enquadrado na Lei de Imprensa pelo AI-4 e arbitrariedade do Conselho de Segurança Nacional.

Maria Celina Pinto Albano - formou-se em Sociologia e Política na UFMG em 1967. Foi professora do Departamento de Sociologia e Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG, de 1970 a 1994, mesma universidade na qual fez mestrado em Ciência Política. Foi ainda coordenadora do Programa de Mestrado em Sociologia e do Curso de Ciências Sociais da UFMG, diretora técnica do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM) do Ministério da Justiça e secretária de Estado de Cultura de Minas.

Maria Ceres Pimenta Spínola Castro - graduou-se em Serviço Social pela PUC-MG em 1970. É mestre em Educação pela UFMG e doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Foi professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG, atuando principalmente com Comunicação e Política, diretora do Centro de Comunicação da Universidade, subsecretaria de Direitos Humanos e secretária adjunta de Educação do Governo de Minas.

Fonte: ASCOM / Cássio Soares