Governador Anastasia participa de desfile de 7 de Setembro

Publicado em 10/09/2012 - politica - Da Redação

Evento na avenida Afonso Pena marcou as comemorações dos 190 anos de Independência do Brasil

O governador Antonio Anastasia acompanhou na sexta-feira (7/09) o desfile cívico-militar de 7 de Setembro, em comemoração aos 190 anos da Independência do Brasil. Segundo a Polícia Militar, cerca de 20 mil pessoas acompanharam os desfiles, na avenida Afonso Pena, no centro de Belo Horizonte. As cores verde e amarelo predominavam na avenida, com crianças empunhando pequenas bandeiras do Brasil e de Minas Gerais, para saldar as cerca de 3 mil pessoas que desfilaram. Antonio Anastasia foi escoltado pela cavalaria da Polícia Militar de Minas Gerais do Palácio da Liberdade até a Afonso Pena, onde foi recebido pelo comandante da 4ª Região Militar do Exército Brasileiro, general Ilídio Gaspar Filho. Após o hasteamento das bandeiras do Brasil, Minas Gerais e Belo Horizonte e da execução do Hino Nacional, o governador deu permissão para que o comandante do Grupamento Militar do Desfile, coronel Oriente Leal Filho, desse início à festa cívica.
Para Antonio Anastasia, a data é muito especial para todos os mineiros e brasileiros. “Acho que é muito importante termos sempre a lembrança da Pátria todos os dias do ano. Mas o 7 de Setembro é uma data especialíssima. Fiquei muito feliz em perceber aqui um grande número de pessoas, cidadãos de Belo Horizonte que vieram prestigiar o desfile cívico-militar”, disse o governador de Minas.

Desfile
A parada de 7 de Setembro foi dividida em duas partes: primeiro desfilaram as tropas militares e depois representantes de instituições da sociedade civil. A abertura ficou por conta da Banda de Música da 4ª Região Militar. Na sequência, vieram ex-combatentes de guerra e integrantes de várias guarnições do Exército, Aeronáutica e Marinha. Alunos do Colégio Militar também fizeram parte do evento.
O Sistema de Defesa Social de Minas Gerais também se fez presente com o desfile de tropas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e guardas penitenciários. Diversos modelos de viaturas e helicópteros deram um brilho a mais ao evento.  O desfile militar foi encerrado pela cavalaria da PM.
O desfile cívico contou com a participação de integrantes da Banda Feminina Nova Era Kotekitai e Banda Masculina Tayo Ongakutai; Grande Loja Maçônica de Minas Gerais;     Instituto de Educação de Minas Gerais; Lions Clube Internacional; Clube dos Desbravadores; Legião da Boa Vontade (LBV); Guarda Mirim de Sabará; Fanfarra Arthur Bernardes, União dos Escoteiros; Cultura Racional e Associação de Bombeiros Voluntários. O desfile foi encerrado por motociclistas “ Águias de Cristo”.
Anastasia ressaltou a importância da participação da sociedade civil na parada militar. “O desfile é muito importante porque é uma oportunidade de as várias organizações da sociedade civil homenagearem o Brasil”, concluiu.

SEGOV - Assessoria de Imprensa